Numa experiência realizada em Nova Iorque, pesquisadores verificaram que os homens resistem melhor a um prato de comida do que as mulheres.
Durante 24 horas um grupo de voluntários - 10 homens e 13 mulheres - esteve em jejum. Ao longo do dia foram feitos exames e apurou-se que os homens apresentaram muito menos actividade em regiões do cérebro associadas ao desejo por comida do que as mulheres.
"Os nossos resultados podem-nos ajudar a compreender mecanismos neurobiológicos associados à habilidade de controlar a quantidade de comida ingerida", disse Gene-Jack Wang, principal autor do estudo.
Segundo Wang, a pesquisa também pode "sugerir novos métodos farmacológicos ou outras intervenções para ajudar a pessoa a regular o seu comportamento alimentar e manter um peso saudável".
Refira-se ainda que os voluntários foram submetidos a uma experiência tentadora do ponto de vista gastronómico: por eles passaram pizzas, bolos de chocolate e carne grelhada, acabados de serem confeccionados, para produzirem o tal aroma convidativo.
"Embora as mulheres tenham dito que estavam menos famintas quando tentavam inibir a sua resposta à comida, os seus cérebros continuavam activos nas regiões que controlam o desejo de comer", disse Wang.
Contudo, os pesquisadores ressalvam o facto de as mulheres responderem a este apelo em diversas fases do seu ciclo menstrual, o que pode distorcer os resultados finais do estudo.
6 de Agosto de 2010
Veja ainda:
Chegou a hora de abrir os cordões à bolsa
Comentários