A Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês é considerada popularmente como um dia de azar.

Se por um lado na numerologia o número 12 é tido como completo por estar relacionado com situações positivas como os 12 meses do ano ou os 12 apóstolos, já o 13 está sempre associado à má sorte.

Para além da crença religiosa que remonta à Última Ceia onde estiveram sentados 13 à mesa, associados ao facto de Jesus Cristo ter sido crucificado num sexta-feira, também existe uma explicação histórica: no dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França e os seus membros foram presos, torturados e, mais tarde, executados por heresia.

E se estas explicações não forem suficientes, existe ainda uma versão proveniente da mitologia nórdica que relata que num banquete para doze deuses, Loki, o espírito do mal e da discórdia, apareceu e provocou a morte de Balder, o favorito do mundo mítico. Daí, nos nossos dias, juntar 13 pessoas à mesa pode significar má sorte para quem acredita nestas superstições. E, convenhamos, por uma questão prática - os serviços de mesa são normalmente de 12- também não dá jeito...

13 de Novembro de 2009

Veja ainda:

14 mulheres, 14 causas

Susan Boyle lidera topo de vendas

Filme de Michael Jackson estreia em Outubro

Beyoncé eleita mulher do ano

Madonna a boneca de cera da Louis Vuitton

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.