Juntamente com o seu marido, Igor Rybakov, Ekaterina Rybakova, presidente e cofundadora da Fundação Rybakov, desenvolve projetos na área da educação e de serviços sociais.

Num determinado momento das suas vidas, Ekaterina e Igor Rybakov decidiram que dali por diante iriam dedicar-se a investir o seu capital em melhorias na sociedade. E assim nasceu a Fundação Rybakov, cujo foco é fornecer educação de alta qualidade para todos.

Um investimento que tem como meta atingir o "Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU número 4". A missão da Fundação é criar uma tradição de desenvolvimento da sociedade pelas nossas próprias mãos, e para isso Ekaterina e Igor Rybakov estabeleceram o Prémio Rybakov, cujo maior valor oferecido é de 1 milhão de euros, na intenção de apoiar empreendedores, filantropos e investidores de impacto que desejem contribuir para mudar o futuro da educação.

O empresário russo, Igor Rybakov, faz parte da lista da revista Forbes das pessoas mais ricas do mundo em 2020 com uma fortuna avaliada em 1,1 mil milhões de dólares.

A comunidade PRO Women foi fundada em 2016 como uma iniciativa da Fundação Rybakov. Hoje em dia, é uma comunidade internacional e uma fundação independente que reúne quase 13.000 mulheres de 20 países.

A comunidade é baseada em grupos de apoio só de mulheres, que operam em mais de 150 cidades e ajudam estas mulheres a alcançar os seus objetivos, lançar projetos e realizarem-se profissionalmente.

Embaixadoras regionais PRO Women
Embaixadoras regionais PRO Women

Ekaterina Rybakova conta que "em 2015, uma empreendedora da cidade de Tomsk decidiu mudar-se para uma aldeia familiar, por estar muito endividada e com uma criança nos braços. Com a ajuda dos seus pais, Elena começou do zero a produção de brinquedos de madeira. Durante dois anos, o negócio não teve rendimentos e Elena entrou em depressão. Em 2017, conheceu a comunidade PRO Women e decidiu que seria útil ajudar outras pessoas. Foi assim que se tornou a líder do grupo e em quatro meses, graças ao apoio de pessoas com ideias semelhantes e networking, a receita do seu negócio cresceu 15 vezes mais. Hoje em dia, os produtos da fábrica familiar da Sibéria são vendidos em todo o mundo!".