Elyas, Ayiman, Samir, Svitlana, Vimbayi e Tetiana. Estes nomes podem não ser reconhecidos à partida, mas cada um deles tem uma história, deixando para trás o seu país. A agência FunnyHow e o Time Out Market Lisboa unem-se na campanha “Christmas Food For Thought”, onde a comida dos chefs do mercado, como Henrique Sá Pessoa e Vincent Farges, conta a história de seis pessoas refugiadas, neste que é um Natal nada típico.

A comida nunca é só comida, tem por detrás uma história que faz com que cada prato se encha de memórias de algum momento da vida ou de algum lugar no mundo. Na campanha “Christmas Food For Thought”, os pratos criados pelos chefs do Time Out Market Lisboa têm um sabor especial para estas seis pessoas: é comida que sabe a casa, à verdadeira casa de cada um.

Elyas Rahrow, empresário vindo de Cabul, juntou-se à chef Marlene Vieira (Zumzum Gastrobar) para criar um prato inspirado nos sabores afegãos, país esse que também viu sair o violinista Samir Karimi, que se fez acompanhar pela mestria do chef Henrique Sá Pessoa (ALMA, 2* Michelin).

A chef Manuela Brandão (Pap’Açôrda) inspirou-se na história de Tetiana Voronina, uma engenheira que foi forçada a abandonar Odessa este ano, quando o conflito na Ucrânia começou.

Também da Ucrânia e fugida do conflito armado veio Berezhna Svitlana, designer de moda nascida em Kiev, que teve um prato criado pelo chef Vincent Farges (Epur, 1* Michelin). O chef Miguel Castro e Silva (Casario; deCastro) agarrou a história de Ayiman Alshaqrouni, vinda de Tripoli na Líbia, onde se dedicava ao serviço de catering. Já Vimbayi Chidavaenzi, do Zimbabué, ficou nas mãos da criatividade da chef Susana Felicidade (Cozinha da Felicidade).

Numa época em que se apregoa a paz, a união e o conforto de uma casa repleta de amor e família, é preciso lembrar que muitas pessoas não têm essa sensação de casa — ou pelo menos não sentem que estão no seu verdadeiro lar. Até agora, mais de 103 milhões de pessoas tiveram de abandonar a sua terra natal, como deslocados internos ou como refugiados. A pensar nisso, o Time Out Market Lisboa associou-se ao Portugal com ACNUR e ao Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR/UNHCR), para criar uma campanha de Natal atípica num dos mercados mais típicos de Lisboa, de forma a contar uma história diferente através da comida, com a assinatura da FunnyHow.

“Com uma guerra à porta da Europa, este ano pode ser tudo menos típico, sobretudo quando falamos no Natal que traz sempre a tradição ao de cima. Fomos desafiados pelo Time Out Market Lisboa a fazer algo diferente e sabendo que é um mercado visitado por pessoas de todo o mundo que procuram comida típica, tínhamos de ir por esse caminho”, refere César Sousa, Chief Creative Officer da FunnyHow. “Construímos uma campanha que lança uma outra perspetiva sobre as pessoas refugiadas, trazendo para cima da mesa seis pratos feitos pelos chefs do mercado que contam a história destas pessoas que foram obrigadas a sair da sua terra natal. Queremos que as pessoas olhem para estas pessoas e entendam a sua história através de um dos elementos mais agregadores do mundo: a comida.”

Os pratos criados, nomeados segundo as cidades natais de cada uma das pessoas participantes do filme, vão estar disponíveis até 6 de janeiro. A iniciativa é de caráter solidário pelo que parte do valor dos pratos reverte a favor do Portugal com ACNUR, parceiro nacional do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (UNHCR/ACNUR).