Enigma romanceado, escrito em 1934 pelo britânico poeta, tradutor e autor de palavras cruzadas Edward Powys Mathers (conhecido pelo pseudónimo de Torquemada), a Mandíbula de Caim (edição Lua de Papel) foi somente solucionado quatro vezes até à data.

O livro foi redescoberto pelo curador da Fundação Laurence Sterne e reeditado em 2019 por uma pequena editora britânica, tornando-se imediatamente um fenómeno de culto. Desde então foi publicado numa dezena de países com extraordinário sucesso.

Inúmeras tentativas de resolver este difícil quebra-cabeças têm vindo a ser partilhadas pelos leitores, o que deu azo ao aparecimento de comunidades online expressamente criadas para tentar desvendar o enigma encerrado na obra.

A editora Lua de Papel, “seguindo uma tradição antiga criada pelo próprio Torquemada, vai oferecer um prémio de 1000 euros ao primeiro leitor que solucionar o mistério e for capaz de se juntar à elite mundial dos amantes de puzzles literários”, anuncia a chancela da Leya em comunicado.

O desafio estende-se até 31 de dezembro de 2023 e implica as seguintes informações: “os nomes dos assassinados e dos seus assassinos, a ordem correta das cem páginas da narrativa e uma pequena explicação dos moldes em que a solução foi obtida”, refere a mesma fonte.

As páginas de A Mandíbula de Caim foram impressas numa ordem completamente aleatória, sendo no entanto possível - através da lógica e de uma leitura inteligente - ordená-las corretamente, revelando assim as seis vítimas de assassinato e respetivos assassinos. Com páginas destacáveis, o livro permite que o leitor crie o seu próprio quadro de investigação, envolvendo-se na história e assumindo o papel de detetive. Até hoje, para além dos novos organizadores da obra, apenas três pessoas conseguiram solucionar o mistério de A Mandíbula de Caim.

O livro chega aos escaparates com o preço de 14,9 euros.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.