“Anatomia dos Mártires”, novo romance de João Tordo, distinguido com o Prémio Saramago 2009, é publicado na próxima segunda-feira, e desperta a história de Catarina Eufêmia, disse à Lusa fonte da editora.

A obra, segundo a mesma fonte “conta-nos a história de uma obsessão verdadeira transformada em ficção – a de uma investigação contemporânea, e original, sobre o mito de Catarina Eufémia – e também a tentativa de reconciliação de um escritor nascido imediatamente após a Revolução de Abril com o passado”.

A personagem principal de “Anatomia dos Mártires” é um jornalista que quer provar ao seu editor, “comunista irascível, alcoólico e com bastante desprezo pelos jovens, que não é só mais um na redação”, disse a fonte das Publicações D. Quixote.

O jornalista é enviado a Berlim para entrevistar o biógrafo de um mártir religioso e aproveita para fazer, no artigo, uma analogia com a história de Catarina Eufémia, a camponesa alentejana que se tornou um ícone do Partido Comunista morta, em 1954, por uma intervenção da GNR.

“Quando o artigo é publicado as reações de indignação por parte dos leitores não se fazem esperar, algumas das quais bastante ameaçadoras; e, na noite em que o editor é encontrado na rua em coma, aparentemente brutalizado, o jornalista pergunta-se se não terá sido por defender publicamente o seu artigo e começa a suspeitar de que existe muito mais em jogo do que a simples memória de uma camponesa assassinada pela GNR durante a ditadura”, contou a mesma fonte.

Decide então investigar a vida de Catarina, “desbravando por entre o nevoeiro que paira sobre os mártires e os transforma em mitos de que sempre alguém se apodera”, descobrindo realidades bem distintas.

João Tordo, filho do cantor e compositor Fernando Tordo, nasceu em 1975, um ano depois da revolução dos cravos, licenciado em Filosofia e estudou Jornalismo e Escrita Criativa em Londres e Nova Iorque.

Em 2009 ganhou o Prémio Literário José Saramago com o romance “As Três Vidas”, depois ter vencido em 2001 o Prémio Jovens Criadores na categoria de Literatura.

O ano passado publicou “O Bom Inverno”. Este ano as Publicações D. Quixote reeditaram “Livro dos Homens sem Luz”.

A obra de João Tordo encontra-se publicada em França, Itália, Brasil, Sérvia e Croácia.

Lusa 

10 de novembro de 2011

 

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.