- A sério, Ana! Sabes a quantidade de vezes que já me aconteceu ir na rua, na conversa  com algum dos seres do teu género ( ou deverei dizer espécie?) e olho para o lado só para perceber que estou a falar sozinho porque ela já foi “sugada” por uma loja?? – Quando diz isto está sempre entre o estado divertido e um amuo pincelado de incredulidade.  

E eu encolho os ombros a sorrir. Não tenho defesa possível. Bem podia esgrimir o tema, tentando proteger o meu género ( ou devei dizer espécie?) com argumentos que nem a mim me convenceriam, mas não vale a pena. Concordo e dou a mão à palmatória.

- É que quando uma pessoa já vai mentalizada para umas horas nas compras,  ainda se aguenta… mas somos constantemente apanhados desprevenidos! Não há nada a fazer!  - Torna ele.

E nem vale a pena explicar-lhe que as lojas cheiram bem e são um agrado aos nossos olhos e demais sentidos. Quando uma mulher entra numa loja, ou melhor, é “aspirada” lá para dentro, entra num mundo perfeito em que todas as coisas que nos ocupam a mente são filtradas à porta e ficam de fora, na rua, entregues aos elementos. Quando uma mulher se vê no reduto sintetizado da perfeição, com todas as cores, formas e brilhos, perde-se da existência banal e sintoniza-se numa frequência quase poética. 

As lojas, para as mulheres, são quase como um bom romance. Lançam-nos num universo de beleza sedutora na qual voamos para longe, para hipotéticas festas perfeitas em que, como deusas do Olimpo, poderiamos envergar aqueles fabulosos vestidos e encantadores acessórios.  

Posso calar-me quando o meu amigo diz que as lojas são aspiradores de mulheres, mas falo agora, para vos dizer que concordo e que… ainda bem que assim é porque, afinal, merecemos ou não que algo nos salve de todo o esforço que constantemente fazemos para o bem estar de todos ao nosso redor?  

E vocês, mulheres que estão a ler esta crónica, digam lá se não deveríamos todas dar graças por essa força indecifrável mas poderosa, qua constantemente nos suga?

  Ana Amorim Dias

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.