«Barack Obama protegeu mais de 265 milhões de hectares de terra e água. Mais do que qualquer outro presidente na história», pode ler-se na legenda de uma paisagem invernosa publicada na página oficial de Facebook do primeiro cidadão negro a chegar à Casa Branca. Além das preocupações com o aquecimento global, com o acesso fácil a armas e com a saúde dos norte-americanos, ficam para a posteridade os discursos empolgantes, repletos de afirmações motivadoras.
1. As mudanças não ocorrerão se esperarmos pelos outros ou se as deixarmos para mais tarde. Nós somos aqueles de quem estávamos à espera. Nós somos a mudança que procuramos!
2. Pais que amam e apoiam, e quando me refiro a eles incluo aqui todos os tipos de pais, incluindo os que o são de criação, os avós e as famílias alargadas, os pais heterossexuais ou homossexuais, são a coisa mais importante. O que faz um homem não é a possibilidade de gerar um filho. É a coragem de criar um!
3. Quando todos somos iguais, todos nós somos mais livres. Esta é a ideia central por detrás do feminismo do século XXI.
4. Temos de nos livrar da ambição da pobreza, aquela que leva as pessoas a querer conduzir grandes carros, vestir belas roupas e viver em lindos apartamentos sem ter de trabalhar muito para o conseguir. Toda a gente deveria tentar rentabilizar o potencial que tem ao máximo.
5. Temos todos de exigir líderes corajosos o suficiente para fazer frente às mentiras que os lobistas nos contam.
6. Quando os trabalhadores levantam a voz para reclamar um salário justo e maior dignidade no local de trabalho, estão a fazer jus à história da América e à ideia de que, se trabalharmos à séria, poderemos prosperar, retirar-nos com dignidade e deixar um legado para a geração seguinte.
7. Nós temos a obrigação e a responsabilidade de investir nos nossos estudantes e nas nossas escolas. Temos de ter a certeza que as pessoas que têm as [boas] notas, o desejo e a vontade, mas não o dinheiro, podem, ainda assim, ter a melhor educação possível.
8. A mudança resulta do esforço de cidadãos empenhados que vão juntando as diferentes carruagens para fazer um comboio maior e que lutam por ele diariamente.
9. A melhor maneira de acabar com a falta de esperança é levantarmo-nos e começarmos a fazer alguma coisa.
10. Se perdermos a fé, se a considerarmos uma coisa parva ou naife, se nos divorciarmos das decisões que temos de tomar no que se refere à guerra e à paz, perderemos o melhor da humanidade. Perderemos o nosso sentido de possibilidade e o nosso compasso moral.
Veja na página seguinte: A mensagem de esperança que Barack Obama deixa aos jovens eleitores
11. Aos jovens que se envolveram na política pela primeira vez [nas eleições que colocaram Donald Trump na presidência dos EUA] e ficaram desiludidos com os resultados, quero que saibam que não se podem desmoralizar (...) Nunca pensem que não podem fazer a diferença. Ainda esta manhã, a secretária [de Estado Hillary] Clinton disse que lutar pelo que está certo vale sempre a pena.
12. A minha maior frustração até agora é o facto desta sociedade não ter sido capaz de dar passos simples para tirar as armas das mãos de pessoas que podem causar danos inimagináveis. Somos o único país desenvolvido do mundo onde isso acontece.
13. Não foi uma religião que nos atacou naquele dia de setembro. Foi a al-Qaeda. Não sacrificaremos as liberdade que tanto apreciamos nem nos esconderemos por detrás de uma cortina de suspeição e desconfiança.
14. Meus amigos americanos, nós somos e sempre seremos uma nação de imigrantes. A dada altura, também nós o fomos.
15. De todos os desafios que enfrentamos, a ameaça crescente das alterações climatéricas definirá os contornos deste século de forma mais dramática do que qualquer outro.
Texto: Luis Batista Gonçalves
Comentários