Conheça as últimas notícias sobre ambiente e ecologia e siga as nossas dicas de poupança para reduzir o desperdício e ter um estilo de vida sustentável.
O vice-presidente da Comissão Europeia afirmou hoje que os governos dos estados-membros são um dos principais obstáculos para virar a Política Agrícola Comum (PAC) no sentido dos objetivos do Pacto Ecológico Europeu.
Os portugueses consideram muito importantes os crimes contra o ambiente e querem mais eficácia ao seu combate, sugerem os resultados de um estudo hoje divulgados pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).
O impacto do teletrabalho no ambiente está longe de se resumir às emissões poluentes e precisa de uma “visão integrada” sobre socialização, trabalho em equipa, tempo livre, novos gastos energéticos e deslocações diferentes, alerta a associação ambientalista Zero.
As horas perdidas no trânsito das grandes cidades transformaram-se em tempo produtivo com o confinamento ditado pela COVID-19 e o teletrabalho é agora visto como instrumento para “aplanar as horas de ponta” na curva da mobilidade, defendem especialistas.
A associação ambientalista Zero diz que Portugal não está a aproveitar os apoios para a conservação da natureza e que a par de atrasos em projetos podem ficar por usar 10 milhões de euros.
O movimento Fridays For Future Europa alerta que o novo coronavírus expôs as fragilidades de um sistema alimentar globalizado, com a dependência dos países europeus das importações de alimentos, e pede um novo começo para a Política Agrícola Comum.
Portugal quer que a extensão de funcionamento da central nuclear espanhola de Almaraz seja sujeita a uma avaliação de impacto ambiental, apesar de a lei de Espanha não obrigar a isso, afirmou hoje o ministro do Ambiente.
O ministro do Ambiente e Ação Climática afirmou hoje que o Governo quer mobilizar 4,5 mil milhões de euros para um “choque de investimento público” na área, mas admite que estará dependente de haver fundos europeus.
Os maiores grupos de distribuição alimentar britânicos ameaçaram hoje boicotar os bens produzidos no Brasil, se for aprovada uma lei que poderá conduzir à desflorestação da Amazónia, informaram em carta dirigida ao Congresso brasileiro.
A Agência Internacional da Energia (AIE) previu hoje que 2020 registe a primeira queda na produção de instalações de energias renováveis nos últimos 20 anos, responsabilizando os atrasos provocados pela crise sanitária.
A suspensão da importação de resíduos para Portugal, até ao final do ano, vai permitir “uma reflexão estratégica” sobre esta matéria, disse hoje o presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), defendendo que “não se justifica a situação anterior”.
O ministro das Infraestruturas e da Habitação garantiu hoje que "o controlo sobre cargas com radioatividade é muito apertado" e disse que as entidades não detetaram qualquer radioatividade na carga de um navio oriundo da Rússia.
A Administração do Porto de Aveiro (APA) esclareceu hoje que a espuma que foi observada na ria de Aveiro na semana passada não representa “qualquer risco de contaminação ambiental ou perigo para o meio marinho”.
O Governo suspendeu, até ao final do ano, as autorizações de importação de resíduos, destinados a eliminação em aterro para "salvaguardar a suficiência nacional" em matéria de instalações, avançou hoje o Ministério do Ambiente e da Ação Climática.
A Associação para a Defesa da Natureza e dos Recursos da Extremadura (ADENEX) exigiu hoje a realização de um simulacro de emergência nuclear num raio de 80 quilómetros em redor da central nuclear de Almaraz.
As geradas pela combustão de combustíveis fósseis diminuíram 4,3% na União Europeia em 2019, com Portugal a registar 8,7%, o dobro da média europeia. Mas os últimos números do Observatório de Mauna Loa fazem soar os alarmes.
A Câmara da Mealhada anunciou hoje que vai distribuir ecopontos domésticos por quatro mil casas, para recolha separada de vidro, papel e plástico, investimento superior a um milhão de euros e destinado a melhorar o desempenho ambiental.
A associação ambientalista ZERO anunciou hoje que a qualidade do ar na última semana manteve-se “excelente em Lisboa” mas “piorou no Porto”, de acordo com os resultados das análises da qualidade do ar que realiza desde março.
O Conselho de Segurança Nuclear (CSN) espanhol autorizou o prolongamento do funcionamento da central nuclear de Almaraz, em Espanha, até outubro de 2028, sendo que impôs 13 condições e limites a serem cumpridos.
As emissões de dióxido de carbono (CO2) provenientes da combustão de combustíveis fósseis recuaram 4,3% na União Europeia (UE) em 2019, face ao ano anterior, com Portugal a reduzir o dobro da média (8,7%) segundo o Eurostat.
O Ministério do Ambiente e Ação Climática (MAAC) garantiu hoje que os objetivos do Plano de Ação para a Economia Circular (PAEC) se mantêm, apesar da “pausa” devido à pandemia de COVID-19.
Portugal não usa carvão para produzir eletricidade há 52 dias, o que reduziu as emissões de dióxido de carbono (CO2) em quase um milhão de toneladas, indicam as contas da associação ambientalista Zero, hoje divulgadas.
A produção das centrais a carvão de Sines e do Pego foi nula no mês de abril, o que aconteceu pela primeira vez desde a sua existência, em 1985, segundo a REN - Redes Energéticas Nacionais.