Ao todo são oito ecocentros fixos e móveis que se encontram distribuídos pelo Município de Cascais e que agora passam a recolher também cápsulas de café usadas. Qualquer pessoa pode depositar as suas cápsulas usadas, independentemente das marcas ou dos materiais de que sejam feitas (plástico ou alumínio e borra de café) para que sejam totalmente recicladas. Todos os locais da rede de Ecocentros podem ser consultados aqui. As cápsulas recolhidas nos Econcentros são entregues e armazenadas na Tratolixo.
No reciclador, as cápsulas são tratadas permitindo separar os distintos materiais e terem uma segunda vida. As borras de café convertem-se em composto orgânico para uso agrícola e outros produtos que promovem a circularidade; o alumínio coletado, uma vez que é infinitamente reciclável, pode ser transformado em novos objetos do quotidiano (esferográficas, lapiseiras, outros); e do plástico produz-se um material que se usará para fabricar novos objetos.
Este é um projeto que junta diversas marcas comercializadoras de cápsulas de café: Bellissimo, Bogani, Buondi Caffè, DeltaQ, Nescafé Dolce Gusto, Nespresso, Nicola, Segafredo, Sical, Starbucks, Torrié e UCC.
A iniciativa é uma parceria entre a Cascais Ambiente e a Associação Industrial e Comercial do Café (AICC).
Comentários