A maioria das pessoas tem festas de escritório, mais do que uma reunião de família, amigos e aquele velho conhecido que sempre se lembrou delas no Natal e quem têm de oferecer algo, o que, no fundo, tem grande impacto na carteira. E apesar de haver muita variedade nas lojas, a maioria de nós vai acabar com uma caneca, um par de meias ou uma vela perfumada, que vamos acabar por oferecer no próximo ano.

Uma pesquisa realizada pela Vinted em 11 mercados da Europa e América do Norte descobriu que um presente artesanal está no top três das ideias de quem vai oferecer presentes em Portugal (37% dos inquiridos).

A propósito do mercado em segunda mão, dos 11 países estudados, Portugal é aquele em que menos inquiridos já deram um presente em segunda mão (apenas 28%), mas com um potencial de crescimento significativo de 49% a pensar em fazê-lo no futuro. Entre os principais impulsionadores da opção por artigos em segunda mão estão a poupança de dinheiro (68%) e a sustentabilidade (60%), com a possibilidade de dar algo único e vintage a ser também importante (36%).

E que fazemos com os presentes de que não gostamos? Para os Portugueses, o voltar a oferecer é a principal opção (40%), seguida da doação e venda em mercados em segunda mão, empatados em segundo lugar (33%).

Assim, se tivermos um orçamento apertado ou precisarmos de um presente (de amigo secreto) à última hora, estes passos simples vão permitir-nos oferecer um presente especial feito por nós ou em segunda mão, personalizado.

1. Embarquemos numa caça ao tesouro em casa

Sejamos honestos, a maioria de nós tem quartos cheios de coisas bonitinhas, muitas esquecidas há um bom tempo ou simplesmente sem uso. Comecemos por uma caça ao tesouro no conforto do lar antes de qualquer sessão de bricolagem natalícia. Alguns frascos vazios podem ser o recipiente perfeito para bolachas caseiras ou sais de banho, a jarra que nunca se enquadrou na decoração está a pedir um bocadito de tinta para encontrar um feliz proprietário e as revistas de papel brilhante podem ser o fundo perfeito de um voucher para uma experiência inesquecível. Assim que começarmos a caça, vamos perceber que as possibilidades são muitas — e pode também ser uma atividade divertida para fazer com os filhos.

2. Façamos um plano

Antes do pontapé de saída: tracemos um plano do que gostaríamos de fazer e identifiquemos o que falta para termos o presente perfeito. Se tivermos tudo à mão e uma ideia em mente, será mais fácil depois terminarmos a obra-prima de uma assentada. Como fonte de inspiração criativa, podemos consultar livros de bricolagem ou tutoriais online. Depois, arranjemos o que for preciso em retrosarias, papelarias, plataformas de artigos em segunda mão, ou no comércio local de artigos usados.

3. Sejamos criativos

Agora que temos um plano, as ferramentas e os ingredientes necessários, está na hora de deixarmos que a magia aconteça! Ponhamos um pouco de música alegre e uma iluminação aconchegante para ficarmos mais descontraídos e deixarmos a criatividade fluir. Vamos conseguir perceber que, além de criarmos presentes únicos, pode ainda ser terapêutico personalizar e reciclar presentes para os nossos. Ou podemos convidar amigos e a família para uma sessão de trabalhos manuais em grupo para a animação ser ainda maior.

4. Embrulho feito

Não nos esqueçamos de embrulhar os presentes de forma igualmente única e também ecológica. E não é verdade que até 300 000 toneladas de cartão são consumidas nos lares do Reino Unido durante a época natalícia (WRAP)? Este ano, consideremos a utilização de papel de embrulho clássico e procuremos ideias de embrulho alternativas que possam ser reutilizadas ou recicladas! E que tal um jornal antigo há muito tempo esquecido lá por casa? Ou aquele fio de linho que comprado para decoração? Todos os tipos de materiais podem ser usados para fazer magia com um embrulho único: restos de tecido, panos da louça e lenços de seda podem ser usados como alternativa. Basta atá-los com fio reciclado ou um pouco de cordel e estamos aviados.

5. Que comece a troca de presentes

Hora de fazer um brilharete! Saboreemos a altura de oferecer presentes verdadeiramente únicos aos nossos. Vamos perceber que darão valor ao esforço que dedicámos aos seus presentes. Além disso, por termos sido nós a fazê-los, cada presente terá uma história própria, o que sublinha a sua singularidade e a dedicação empregada na criação de algo especial.