A plataforma europeia de mobilidade estreia-se no mundo da moda e associa-se ao galardoado designer estónio Tanel Veenre numa iniciativa que recicla antigos modelos de trotinetes para as converter em brincos, pulseiras e pingentes, com valores entre os 39 e os 89€.

Com seis designs diferentes, a coleção Hardwear é composta por uma gama de cores e acabamentos feitos à mão a partir do mesmo alumínio ultraleve e ultra duradouro de qualidade aeronáutica utilizado na frota de mais de 230 mil trotinetas da Bolt.

“Foi algo completamente fora do comum para mim; consegui aprender imenso sobre trabalhar com alumínio – algo que nunca tinha feito – e com formas geométricas, algo que também não é algo a que esteja habituado”, afirma Tanel Veenre, elogiando a qualidade do material.

Para criar cada peça, o designer começou por remover a tinta verde que caracteriza as trotinetas da marca, antes de cortar e moldar o metal, anodizar e pintar as peças à mão.

As peças desta coleção incluem um acabamento refletor, o que proporciona uma maior visibilidade durante as deslocações à noite.

“A colecção Hardwear é construída sobre os mesmos princípios orientadores das trotinetas Bolt: sustentabilidade e segurança. O processo de ‘upcycling’ segue uma abordagem de zero resíduos, com qualquer material remanescente a ser conduzido sob o nosso processo regular de reciclagem. Acreditamos que a segurança rodoviária é uma responsabilidade partilhada e que o uso de artigos refletores pode tornar os peões e os ciclistas mais visíveis à noite”, explica Kerttu Keermaa, diretora criativa da Bolt no projeto, em comunicado.

Após esta primeira coleção, já disponível para venda no seu website, o designer continuará a criar peças a partir das antigas trotinetas da Bolt. O estilo extravagante, característico de Tanel, já foi exibido em mais de 300 exposições em todo o mundo, tendo sido premiado na London Fashion Week. Conta já com várias distinções internacionais e locais de design, incluindo os Estonian Cultural Awards.