Proclamado pelas Nações Unidas e comemorado desde 1993, o Dia Mundial da Água assinala-se hoje em Portugal com várias ações em todo o país, como a ‘H2OFF’, que pelo segundo ano desafia as pessoas a não abrirem a torneira entre as 22:00 e as 23:00.

A iniciativa, da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, pretende motivar para a mudança consciente de comportamentos sobre o uso correto e eficiente da água, incitando à proteção e preservação da mesma.

Em Lisboa, é lançada a campanha pan-europeia ‘#WaterOfTheFuture’, juntando Portugal e mais sete países da União Europeia e ainda Cabo Verde para sensibilizar os jovens a terem um papel ativo e a mobilizarem a sociedade e os decisores políticos no combate à escassez de água. A campanha é lançada simultaneamente nos nove países.

Também em Lisboa acontece hoje a cerimónia “Parques e Jardins de Lisboa: o mesmo verde, a água é outra”, em que participará o ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, e que assinala o início do projeto de rega de parques e jardins da cidade com água reutilizada.

O projeto foi desenvolvido pela Câmara Municipal de Lisboa e pela empresa Águas do Tejo Atlântico e começa na zona norte do Parque das Nações.

O Dia Mundial da Água é ainda assinalado em vários pontos do país com conferências, palestras e seminários, assinatura de protocolos ou exposições.

Em Dacar, no Senegal, decorre esta semana o 9.º Fórum Mundial da Água, sob o tema “Segurança da Água para a Paz e o Desenvolvimento”, no qual Portugal participa com uma delegação e com um pavilhão na zona de exposições.

O Dia Mundial da Água é este ano dedicado ao tema “Águas subterrâneas — tornando o invisível visível”.

A ONU salienta que quase toda a água doce líquida do mundo é água subterrânea, e defende que é preciso um trabalho conjunto para gerir o recurso de forma sustentável.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.