Uma das ferramentas mais valiosas de qualquer profissional nos dias que correm é o networking. Pode soar a cliché, mas uma boa rede de contactos profissionais pode fazer toda a diferença. De facto, é cada vez mais difícil dissociar os conceitos de “carreira de sucesso” e “networking e qualquer profissional de sucesso deve dominar esta arte. No entanto, não basta acumular contactos, há que saber como, quando e quais os contactos a acumular. Só assim pode tirar o maior partido do networking.

O que é?

Para fazer um bom networking é fulcral que perceba o conceito e o impacto que pode ter na carreira de qualquer profissional.

Empregado ou desempregado todos necessitam de uma boa rede e contactos. De forma resumida, é isso que é o networking: a criação e alimentação de uma rede de contactos profissionais, que podem ser úteis – quiçá – para encontrar uma oportunidade de emprego ou para dar o “empurrão” que a sua carreira necessita. Afinal de contas, nem só nos melhores sites de emprego estão as melhores ofertas de trabalho.

As melhores dicas

Uma boa rede de contactos não se faz apenas da recolha de cartões-de-visita, emails ou números de telefone. Veja como construir uma boa network.

1.     Esteja sempre atento e preparado

Um bom networking pode acontecer a qualquer altura ou em qualquer lugar. Afinal de contas, quem disse que não pode esbarrar com um potencial contacto no elevador ou café? Por isso, não baixe a guarda. Esteja sempre a postos para fazer uso do seu marketing pessoal. Tenha cuidado com a sua imagem e tenha sempre consigo os seus cartões-de-visita. Lembre-se: todos os detalhes contam e a oportunidade pode não se repetir.

2.     Desenvolva as suas capacidades comunicativas

Uma comunicação eficaz é fundamental para um bom networking. Se quer mostrar o seu valor e tem pouco tempo, deve ser capaz de o fazer eficientemente.

3.     Seja proativo

Se quis o acaso que se cruzasse com o CEO da empresa na qual tanto gostaria de trabalhar, não fique apenas a olhar para ele. Tome a iniciativa e fale com ele. Como sabe a proactividade é uma das qualidades que os recrutadores mais valorizam num profissional e no networking. Se treinou a sua comunicação (como recomendamos antes) certamente vai saber o que dizer.

4.     Desenvolva os seus contactos

Estabelecer o contacto é apenas o primeiro passo. Não basta trocar “meia dúzia de palavras” e cartões-de-visita. A sua network deve ser cuidada e alimentada, algo que leva tempo e requer alguma dedicação.

5.     Promova contactos dentro da sua rede

Olhe bem para a sua rede de contactos e tente perceber quais as pessoas que podem partilhar interesse, objetivos profissionais ou que poderiam ajudar-se mutuamente e faça a ponte entre elas. Isso revela interesse da sua parte. E em troca, os seus contactos farão o mesmo por si, permitindo-lhe assim alargar a sua rede.

O segredo

O grande objetivo do networking não é reunir do maior número de contactos possível, mas sim estabelecer relações com pessoas que – estrategicamente – possam ter impacto na sua carreira profissional. No entanto, não deve parar só por achar que já tem contactos suficientes. Ao longo da sua vida vai ter várias oportunidades de conhecer pessoas que podem vir a ter um papel fundamental no seu sucesso profissional.

Ocasiões para fazer networking não faltam. Sejam eventos profissionais, conferências, feiras de emprego ou simples conversas de circunstância, as oportunidades vão estar sempre à espreita. O importante é que não se deixe intimidar ou inibir.

http://www.e-konomista.pt/

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.