Em primeir lugar, aquilo que interessa saber é que criar um blog deste género envolve trabalho e, se quer ser levado a sério, há uma série de requisitos que convém serem tidos em consideração.
Para enveredar numa aventura destas saiba que há determinadas exigências e responsabilidades. Por exemplo, se está a espera de ganhar muito dinheiro ao fim de um ano é bom nem começar. Aliás, muitos aspirantes a bloggers desistem neste espaço de tempo porque é necessário paciência e muita persistência. É também fundamental que seja original e que se distinga da concorrência. É um trabalho que requer grande parte do dia e da sua noite, uma vez que é conveniente andar em cima do acontecimento, responder a questões, atualizar a informação, etc... mas, o que vale é que pode fazê-lo num quarto de hotel nas Maldivas ou num café em Nova Iorque.
O trabalho em si envolve muitos detalhes e não só escrever ou editar fotografias. Responder a comentários, a parcerias, alimentar redes sociais, tratar de aspetos técnicos do site, instalar plugins, tratar de software, do visual do site ou planear as viagens fazem parte do rol de responsabilidades a ter. Aliado a isto, e dependendo de ser ou não um site amador ou profissional, terá de investir dinheiro. Por exemplo, há ferramentas gratuitas que lhe permitem customizar a informação, mas caso seja para uso profissional, é conveniente munir-se de plataformas e softwares que tornem o site melhor e mais eficaz.
Agora que já teve uma breve descrição daquele que pode vir a ser o seu trabalho, é conveniente delinear e definir o tipo do blog. Sim, se vai escrever sobre viagens, sobre uma cidade específica ou outro assunto qualquer. O melhor é que seja mais criterioso, escolhendo um nicho de mercado e não misturar ideias. Ou seja, se decidir escrever sobre fazer a volta ao mundo de bicicleta, não escreva pelo meio sobre a sua viagem de cruzeiro. Tal como referido, o ideal é que escolha algo que ninguém ou pouca gente tenha abordado, seja criativo e se mantenha fiel a essa escolha.
A escolha do nome virá à seguir. Dependendo da sua temática, é imprescindível que o nome seja o mais leal possível à mesma. Não obtante, deve ser curto, simples, memorável e original. Escolha um nome que se adeque a si, ao seu blog e evite as ideias pré-concebidas como viajante, mundo, viajar e por aí fora. Escolha algo que reflita o seu estilo de viagem sem o prender a nenhuma localização geográfica ou a um tempo definido, para que no futuro não tenha de o mudar.
Em seguida deve escolher um host, isto é, a plataforma onde irá colocar o seu blog. Esta escolha também deve ser ponderada. De nada vale escolher algo por ser barato, se terá grandes dores de cabeça caso o suporte técnico falhe e não lhe conseguia dar uma resposta rápida e eficaz. Um dos bons exemplos é o Siteground ou o Studiopress, por exemplo, mas nada como fazer uma pesquisa, ler as reviews de outros utilizadores, ficar com uma noção generalizada e optar por um. Para depois criar e manter o seu site, combinando a estética e o uso diário, o WordPress é uma boa opção, já para não falar que é das mais utilizadas pelos principais bloggers de viagens.
O design do blog deve ser determinado pela sua temática, uma vez que esta é que irá ditar se o aspeto gráfico deve ser mais institucional, informal, divertido, etc... Por exemplo, há aspetos mais virados para revistas digitais e blogs, mas há outros que ainda não sendo exclusivos para blogs, têm grandes recursos gráficos e flexibilidade. O Studiopress ou a Elegant Themes, por exemplo, têm várias opções.
Se já lhe passou a ideia “Mas eu não sei programar, como é que vou fazer isto?” não é preciso ficar desmoralizado. O uso de plugins permite expandir as funcionalidades do sistema de gestão de conteúdos que usar sem ter de saber programação. A deteção de spam, a criação de formulários de contatos ou o aumento de velocidade é algo facilmente exequível. Deverá munir-se de alguns para evitar acessos indesejáveis, filtrar spam, minimizar o tamanho das imagens, etc...
Finalmente, depois de todas estas etapas só lhe resta escrever! A sua escrita vai ser fundamental e vai ditar também o seu sucesso, por isso assista a workshops se for preciso. Produza conteúdo de qualidade porque este será a sua imagem de marca e tente estar a par de todas as novidades.
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