Se tem o desejo de cortar nas despesas mensais, todas as estratégias de poupança são formas criativas de lhe dar a volta.

A Selectra, especialista em matérias de poupança, aproveitou esta data para lhe deixar algumas dicas criativas de como pode cortar em alguns consumos desnecessários e poupar ao final do mês

1. Instale apps que o ajudam a gerir o seu salário mensal

Se já tem o seu telemóvel cheio e não lhe apetece instalar mais uma app, talvez queira abrir uma exceção para estas. Existem aplicações como a Wallet, Mint ou Boonzi que o ajudam a gerir melhor o seu orçamento, uma vez que lhe permitem registar o valor das despesas por categorias e definir limites para cada uma delas. Através desta estratégia, poderá ter um controlo de tudo aquilo que precisa de pagar ao longo do mês.

2. Costuma ir muitas vezes ao cinema? Experimente o mês gratuito das plataformas de streaming

Para quem não dispensa acompanhar as últimas novidades do cinema, dê uma oportunidade às plataformas de streaming, já que existem opções para todas as carteiras e até aqueles planos mais caros acabam por compensar, já que não chega ao preço de dois bilhetes normais de cinema.

3. Dê música aos seus duches

Antes de tomar duche, escolha uma playlist com duração de cerca de cinco minutos e utilize-a como cronómetro para não ficar mais tempo no banho do que aquilo que realmente necessita.

4. Inove na cozinha e evite o desperdício alimentar

Acertar com a quantidade necessária de comida não é fácil e por isso, é normal sobrar sempre alguma coisa ao final das refeições. Aproveite as sobras para marmitas para o trabalho ou aproveite-as para fazer outra receita diferente durante a semana.

5. Recolha a água da chuva e utilize-a para outros fins

A água das chuvas típicas de outono pode ser recolhida através de um tanque subterrâneo ou de uma cisterna e serve perfeitamente para utilizar como descarga de autoclismo, regar as plantas ou lavar o carro. Para além de estar a ajudar o meio ambiente ao dar uso a esta estratégia, está também a proteger a sua carteira.

6. Repense a decoração de sua casa

Sabia que a decoração da sua casa pode estar a influenciar o valor das suas faturas? Pintar as paredes com cores claras e utilizar espelhos perto das janelas fazem com que a luz natural seja mais facilmente refletida, o que lhe permitirá obter assim um espaço mais luminoso, sem ter de gastar mais por isso.

7. Controle os seus gastos de energia através de sistemas de domótica

Por fim, conte com a ajuda da tecnologia para controlar os gastos de energia de sua casa. As tomadas inteligentes, sensores de presença, fecho automático de janelas e medidores de consumo são exemplos de sistemas de domótica que servem como gestores dos eletrodomésticos e lhe permitem fazer um controlo do seu consumo de energia através de um painel de controlo, como o seu smartphone, por exemplo.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.