O período de entrega das declarações relativas a 2011 começou em março para os trabalhadores por conta de outrem.

Já o mês de maio é para os trabalhadores independentes (mais conhecidos como «recibos verdes») que queiram entregar o IRS através da internet. É o seu caso? Saiba como fazê-lo.

Tenha em atenção que quanto mais cedo entregar, mais depressa receberá o reembolso, se tiver direito a tal. Ao submeter a sua declaração de IRS através da internet, irá receber o reembolso mais depressa.

Fazer a declaração de IRS através da internet acarreta várias vantagens. Para além de facilitar no recebimento do reembolso, é prático e evita horas à espera em vão numa repartição das finanças.

O que deduzir?

Embora os trabalhadores a recibos verdes não tenham muitos dos direitos adquiridos pelos trabalhadores por conta de outrem, como direito a férias pagas, subsídios de natal, indemnização por despedimento ou sequer direito a subsídio de desemprego, não lhes faltam deveres ao Estado.

O que pode ou não deduzir depende do modo de tributação escolhido por si. Se for regime simplificado, automaticamente 70% do rendimento é declarado para efeitos de tributação e 30% são considerados encargos próprios da atividade. Por isso, não se pode declarar no IRS as despesas da atividade.

Os contribuintes abrangidos por este regime não precisam de guardar comprovativos das despesas com a atividade. Só no regime de contabilidade organizada é que pode deduzir as despesas que teve ao longo do ano com o seu negócio (faturas de almoços com clientes ou combustível), mas todas as declarações necessitam ser assinadas por um técnico oficial de contas.

Caso tenha contabilidade organizada, preencha o anexo C e indique todas as despesas realizadas ao longo do ano. Tenha em atenção aos limites.

Veja na página seguinte: Como fazer

Como fazer?

Se não tem muita experiência com estas lides, fique a saber que não é nenhum bicho de sete cabeças. Em primeiro lugar, é necessário ter requisitado previamente a senha de acesso.

Quando estiver prestes a fazer a declaração ao IRS, não se esqueça de reunir toda a documentação de despesas a declarar e os comprovativos de rendimentos.

A declaração é feita no site do

Portal das Finanças, acedendo à área privada "Cidadãos". Depois é clicar em Entregar, IRS e Trabalhadores independentes. Preencha a declaração, com todos os seus dados, procurando ser precisa na informação. Tem 30 dias para corrigir informação que esteja errada. Guarde a informação preenchida para se proteger e submeta a declaração.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.