Para muitos trabalhadores que fazem de casa o seu escritório, nem sempre é fácil conseguir planificar o dia de trabalho. Mas com um pouco de organização é possível conseguir despachar a maior parte das suas tarefas até à hora do almoço. Conheça então algumas dicas que podem ajudá-lo a deixar o seu trabalho pronto até à hora do almoço.

1. Agende tudo e planeie o seu dia

É importante que todos os dias faça uma lista das suas tarefas diárias. Lembre-se que não vai conseguir ser suficientemente produtivo se não estiver bem organizado. No entanto, seja realista e evite agendar demasiadas tarefas que depois dificilmente irá conseguir cumprir. Leia também o artigo “Freelancers: Como transformar a sua casa num escritório”

 2. Acorde cedo

Já diz o ditado popular que “deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer”. E para conseguir fazer o seu trabalho a tempo de ter a tarde livre para se dedicar a outros projetos deve acordar cedo. Leia também o artigo “10 ideias para tornar o seu dia de trabalho mais produtivo”

 3. Faça exercício

Está provado que o exercício físico ajuda a melhorar a produtividade. Mesmo estando a trabalhar a partir de casa é importante que inclua esta componente na sua rotina diária. Pode, por exemplo, fazer uma corrida ou caminhada de 30 minutos. “10 Formas ‘low cost’ de fazer exercício sem gastar dinheiro”.

 4. Tome decisões em um minuto

A tomada de decisões pode ser muitas vezes um processo que leva algum tempo. Para contrariar esta situação, imponha a si próprio um tempo máximo de tomada de decisão de um minuto. No caso de decisões em que terá que analisar todos os pontos, remeta-as para depois de almoço. Assim poderá despachar a maior parte do seu trabalho durante a manhã sem interrupções de maior.

 5. Dedique-se às tarefas mais difíceis primeiro

Ao realizar as suas tarefas mais difíceis e mais importantes durante as primeiras horas da manhã, o resto do dia irá parecer bem mais produtivo. Lembre-se que depois de resolvidos os grandes problemas terá mais calma e tranquilidade para executar outras tarefas mais secundárias. Leia também o artigo “Trabalhador-estudante: Como conciliar um emprego com os estudos”

 6. Mantenha a rotina

Ao realizar uma tarefa várias vezes, esta vai ficando mais fácil e rápida de executar. Assim que conseguir manter uma rotina, mantenha-a e irá ver a sua produtividade a aumentar. Leia também o artigo: “Sete dicas para quem quer trabalhar em casa”

 7. Faça pausas

Fazer pausas pode parecer um pouco contra-produtivo. Mas para manter o foco é importante que marque pequenos períodos onde pode descansar. Agende no seu alarme as horas em que deve parar de trabalhar para não interferir com o que tem planeado para o resto do dia. Aproveite 15 a 20 minutos para esticar as pernas ou ir buscar um café. Mas atenção: o tempo de descanso tem que ser limitado para não interferir com a sua atenção. Leia também o artigo “Oito tarefas que as pessoas de sucesso fazem à 2ª feira”

 8. Elimine as distrações

Existem várias formas de eliminar as distrações. Usar ‘headphones’ para eliminar o barulho, informar os seus colegas que não quer ser interrompido, fechar a porta do seu escritório ou desligar o rádio e a televisão são algumas das formas de conseguir alcançar o nível exigido de concentração. Quando precisar de se focar numa tarefa particularmente exigente, lembre-se que uns momentos de silêncio podem ser o suficiente para atingir a concentração que pretende. Leia também o artigo “Sete dicas para controlar os níveis de stress de trabalho”

9. Defina um período do dia para gerir a caixa de emails

É praticamente impossível nos dias de hoje trabalhar sem ter acesso ao correio eletrónico. No entanto, a gestão dos mails recebidos e a resposta às notificações que chegam à caixa correio pode originar situações de distração e de desfoque. Para limitar este efeito pode definir um horário específico para responder aos emails e gerir a sua caixa de correio eletrónico. Pode, por exemplo, responder aos emails em alturas de pausa ou depois de ter terminado a maior parte do volume do seu trabalho. “Salário: Qual é a melhor estratégia para conseguir um aumento”

Leia também:

- Conheça os novos estágios para maiores de 31 anos

- Sete sites onde pode encontrar um estágio

- Entrevista de emprego: 10 erros fatais

- Oito dicas para o primeiro dia no novo emprego

- Onde procurar ajuda se vai emigrar

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.