O Banco de Portugal reformulou recentemente a sua Central de Responsabilidade de Crédito, permitindo aos utilizadores consultar as suas responsabilidades de crédito e também as contas a que o seu nome está associado.

Neste portal podemos ter dois documentos. O Mapa de Responsabilidades de Crédito é um documento que tem uma visão geral de todos os créditos de uma pessoa individual e que pode ser consultado na sua área pessoal, no website do Banco de Portugal.

Existe também um documento que é o Mapa de Contas. É um documento que permite ter uma visão global de todas as contas que tem – contas de depósito, de pagamentos de crédito e outras. Pode ver quais as contas das quais é ou foi titular, quais as contas que tem autorização para movimentar, as datas de aberturas e outros dados importantes.

Como posso consultar estes documentos?

Para poder consultar estes documentos, apenas precisa de aceder ao website do Banco de Portugal. Em seguida aceda a “Particulares” e escolha qual é o documento que quer retirar. Ao ler e aceitar as condições de acesso, pode carregar em “Obter Mapa” e utilize as suas credenciais de acesso ao Portal das Finanças. Pode também usar o seu número de Cartão de Cidadão, caso tenha um leitor e o software para ler a informação. De seguida irá poder descarregar o ficheiro e guardá-lo para consulta.

Como posso interpretar o Mapa de Contas?

A maioria dos portugueses já tem conhecimento do Mapa de Responsabilidades de Crédito, mas o Mapa de Contas é um documento mais recente que, com vários campos, pode levantar algumas dúvidas.

Quando analisar o seu, tenha em atenção a estes dados:

Informação comunicada pela instituição: é a instituição de crédito ou sociedade financeira ou instituição de pagamento que reportou a informação da conta em questão.

Número de conta:  identificação da conta. Este número tem os elementos utilizados habitualmente pela instituição em questão. É o seu número de referência para com a instituição.

Tipo de conta: o tipo de conta pode ser de depósito bancário, de crédito, de pagamento ou de instrumentos financeiros.

Subtipo de conta: esta é uma subdominação da conta acima. Por exemplo, se tiver uma que é um depósito bancário, o subtipo pode ser à ordem, a prazo ou com pré-aviso. Se mostrar uma conta de crédito, pode ser um subtipo de crédito ao consumo, cartão de crédito, entre outros.

Abertura: é a data de abertura da conta.

Encerramento: esta data verifica-se caso tenha tido uma conta no passado que tenha sido encerrada.

Relação: este campo mostra-lhe se é titular dessa conta ou se apenas está autorizado a movimentar.

Início: este campo não é uma repetição da data de abertura de conta. Este campo é para lhe mostrar qual é a data de início da sua relação com a conta em questão. Por exemplo, uma conta pode ter sido aberta e apenas uns meses depois tornou-se titular. Ambas as datas vão aparecer descriminadas separadamente.

Fim: este campo indica o mesmo que o anterior, ou seja, a data de fim da sua relação com contas de terceiros.

Aproveite o Mapa de Contas para ver quais as contas de que é titular, quais as contas que tem autorização para movimentar e se as contas que pediu para encerrar estão efetivamente encerradas. Esta informação permite-lhe intervir caso tenha uma situação diferente do expectável e gerir melhor o seu orçamento. Descarregue o mapa, analise as suas contas e tenha controlo das suas finanças pessoais.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.