A elaboração do orçamento familiar costuma ser algo aborrecido sendo associado a papeis e a folhas de Excel. No entanto, é possível poupar muito dinheiro com pouco esforço todos os meses.

Antes de mais, o que é um orçamento familiar?

O orçamento familiar consiste na identificação clara das suas fontes de rendimento (fixo e variável) e do destino que lhes dá. É fundamental que identifique claramente o rendimento que não tem a certeza que irá receber pois se faltar e se isto o apanhar desprevenido, vai ter de cortar em algo – tipicamente em despesas que são essenciais à sua vida.

Quais as vantagens do orçamento familiar?

Podemos sumariar as vantagens do orçamento familiar como:

  • Possibilidade de planear o mês seguinte;
  • Identificar despesas passíveis de eliminação;
  • Definir objetivos de poupança.

Com que periodicidade devo fazer o meu orçamento?

Começámos por referir que as pessoas costumam achar a construção do orçamento familiar algo aborrecido. Tendemos a olhar para este exercício como algo meticuloso e difícil. No entanto, existem ferramentas de construção do orçamento familiar que nos facilitam muito o trabalho. Por exemplo, o Boonzi faz a importação e classificação automática dos movimentos do seu internet banking, permitindo ocupar alguns minutos por semana neste exercício.

Se quiser optar por fazer o seu orçamento familiar em papel ou no seu Excel, sugerimos que faça um trabalho meticuloso uma vez por trimestre. Este exercício irá permitir tomar consciência do destino que dá ao seu dinheiro, fator essencial para começar a cortar custos.

E se o orçamento já não chega até ao fim do mês?

Poderá já estar numa situação em que é impossível fazer o seu salário crescer mais. Não tenha vergonha. O Estado e a conjuntura atuais têm dificultado muito a vida às famílias com as suas medidas de austeridade e aumento de impostos. É necessário atacar o problema rapidamente para evitar que ganhe outras proporções. É possível evitar penhoras e acabar com dívidas difíceis. É possível ter de volta a tranquilidade financeira.

João Morais Barbosa

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.