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Um orador através da sua linguagem não-verbal aumenta exponencialmente o poder da sua mensagem gerando muito mais interesse e emoção. Profissionalmente a linguagem não verbal é apelidada de linguagem corporal.
O corpo do speaker é efetivamente uma ferramenta para clarificar e enfatizar as palavras que utiliza e a mensagem que pretende transmitir, enquanto reforça a percepção que a audiência tem da sua sinceridade e entusiasmo.
Deixo-lhe 6 dicas para garantir uma linguagem corporal elegante e efetiva:
- Contacto Visual: cria uma ligação imediata com a audiência, especialmente quando o apresentador ou orador se foca sequencialmente em elementos específicos da audiência, em vez de deambular pela audiência sem critério ou sentido;
- Maneirismos: são expressões que transmitem para uma mensagem para audiência que o orador está nervoso ou ansioso. Colocar as mãos nos bolsos, mexer excessivamente a cabeça e utilizar palavras ou expressões para preencher vazios como “hummmm” ou “ahh”, são alguns exemplos;
- Verbos e Ação: Coloque os verbos em ação ao representá-los fisicamente através das suas mãos, face ou o corpo inteiro;
- Gestos: Evite gestos que pareçam pouco sinceros. Para demonstrar o máximo de sinceridade envolva todo o corpo, assim expressões faciais, na transmissão da sua mensagem;
- Movimentação: Mova-se no palco sempre que mudar de tópico, aproxime-se da audiência quando fizer ou responder a perguntas ou estiver a entregar uma parte poderosa do seu discurso ou a fazer uma revelação;
- Imobilidade: Um orador que saiba quando ficar imóvel aumenta drasticamente o impacto da sua entrega. Antes de iniciar um novo raciocínio fixe-se no palco com os braços esticados (posição de descanso), faça uma pausa alargada e cubra toda a audiência com o seu olhar movendo ligeiramente a cabeça e os olhos. O movimento capta a atenção, mas, apenas, se for novidade.
Ninguém nasce ensinado e, por essa razão, estas competências têm que ser treinadas. Não perca uma oportunidade de se expressar em grupo aproveitando, sempre que possível, para recolher a opinião de em relação ao seus pontos fortes e aqueles que pode melhorar.
“A excelência não é uma exceção, é uma atitude permanente”. Colin L. Powell
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