Nos cursos de Finanças Pessoais da Reorganiza dedicamos algum tempo a falar de dicas e truques para uma correta utilização dos cartões de crédito. Sendo defensores de uma reduzida utilização desta ferramenta de gestão do dinheiro, sabemos que muitas pessoas optam por utilizar estes cartões e por vezes entram em situações de fragilidade financeira. Para estes utilizadores, deixamos 5 dicas que podem melhorar a sua experiência.

Memorize o seu PIN

Ao receber o seu cartão de crédito recebe também o código secreto ou PIN: deve memorizar o código e destruir a carta. Tenha sempre em atenção que o código não deve ser partilhado nem estar escrito em locais lógicos e de fácil acesso (por exemplo, na carteira). Pense sempre que pode ser roubado e que o PIN é o último reduto para o proteger de utilização fraudulenta do seu cartão. Sim, tem um seguro… mas será mais difícil de provar que foi roubado se a compra tiver sido feita com o PIN correto, especialmente nos casos em que o cartão de crédito é o seu melhor amigo.

Assine o cartão de crédito

Nas traseiras de todos os cartões de crédito existe um espaço para assinatura do seu detentor. Um cuidado que deve ter passa por assinar o cartão, de acordo com a assinatura do seu cartão de cidadão. Certamente saberá que, apesar de não acontecer sempre, quem aceita pagamentos com cartões de crédito tem de validar se quem apresenta o cartão é o seu titular.

Guarde os comprovativos das compras

A terceira dica para uma correta utilização do seu cartão de crédito passa por guardar os comprovativos de todas as operações que efetua. Na prática, deve comparar os comprovativos com o extrato do seu homebanking e identificar todas as transações. Pode acontecer que o seu cartão esteja a ser utilizado de forma fraudulenta e existirem operações que não realizou.

Não perca o cartão de vista

Histórias de clonagem de cartões de crédito são muito frequentes. Conhecemos poucas pessoas que nunca tenham ouvido falar destas histórias. Na maioria dos casos, existe clonagem de cartões quando perdemos o cartão de vista, abrindo a oportunidade para que os dados do cartão sejam copiados. Rapidamente tem o seu cartão em utilização em países “estranhos”… por norma despertam alertas no banco para operações feitas no mesmo dia em Lisboa e no Bangladesh mas…

Tenha os números de emergência à mão

Uma última ideia de relevo. Habitue-se a andar com os números de emergência da sua instituição financeira por perto. Pode acontecer que detete uma transação fraudulenta ou mesmo que lhe tenham roubado a carteira. Nesta fase terá de ser rápido a cancelar todos os seus cartões de modo a precaver-se. É certo que terá reativar tudo de novo e refazer os seus documentos, mas sempre é melhor do que ter ainda de pagar a dívida do cartão de crédito.

Utilizar o cartão de crédito pode ter muitos benefícios associados, sendo os mais relevantes a possibilidade de utilizar um crédito sem juros durante 20 a 50 dias e beneficiar ainda de alguns descontos em compras. No entanto, não se esqueça destas dicas para ter uma melhor experiência na utilização do seu cartão de crédito. Se as suas dívidas estão com prestações insuportáveis, veja as nossas 7 dicas para acabar com o seu cartão de crédito.

João Morais Barbosa

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.