1. Revisite os seus créditos

Um dos sítios mais impactado nas férias é o cartão de crédito. Talvez tenha feito as férias com recurso ao cartão de crédito ou simplesmente excedeu-se um pouco nos gastos. Assim, é fundamental fazer uma análise dos cartões e das dívidas que tem. Saber se consegue pagar na totalidade (e evitar o pagamento de juros) ou se precisa de uma reestruturação. Contacte o seu gestor de conta e procure transformar a dívida de cartão de crédito num crédito pessoal ou mesmo fazer uma consolidação de créditos. Poderá também conhecer a nossa análise ao melhor banco para o seu crédito habitação e ver se conseguirá poupar por esta via.

2. Inicie uma conta poupança para o próximo verão

Se quer evitar voltar a cair em excessos que comprometam a sua vida financeira e se quer ter o dinheiro necessário para pagar os livros e material escolar no futuro, por que não começar a poupar desde já para as férias e despesas no próximo ano? Se começar a poupar €50 todos os meses conseguirá acumular o suficiente para algumas das despesas no ano seguinte.

3. Repense as despesas domésticas

Um campo onde conseguimos poupar muito dinheiro é o campo das despesas domésticas. Falamos de despesas com as telecomunicações mas especialmente das despesas com água, luz e gás. Assim, procure alternativas de poupanças. Na água pode beneficiar dos descontos de agregado familiar. Na eletricidade e gás pode compensar mudar de operador e usar alguma das promoções ao dispor (que podem chegar a perto de 14%). Esteja atento as despesas e procure alternativas de poupança.

4. Repense a sua organização bancária

Com alguma probabilidade voltou de férias e o seu banco criou-lhe alguma comissão bancária. Veja se faz sentido manter-se no seu banco ou se compensa mudar e com isso poupar algum dinheiro em comissões. Por exemplo, veja a nossa análise do melhor banco para a sua conta à ordem e use o valor poupado para reforçar a sua conta poupança para as próximas férias.

5. Os seus hábitos alimentares podem ser melhorados?

Depois das férias, que tal manter-se em linha e com isso ajudar a sua carteira e o meio ambiente? Para ter uma boa alimentação e poupar dinheiro poderá começar por fazer uma lista de compras com o menu da semana, podendo assim começar a levar o almoço para o trabalho. A poupança pode ser utilizada para pagar a mensalidade do ginásio, mas a melhoria da sua saúde pode levá-lo a cancelar a sua assinatura (mal por mal, talvez não vá mesmo ao ginásio, certo?).

O regresso de férias pode ter despertado algumas sensações de estranheza e a necessidade de fazer algum ajuste à sua vida financeira. Que tal aproveitar a oportunidade para não voltar a cair nos mesmos erros no futuro? Mude os seus hábitos de vez para poupar dinheiro e atingir os seus objetivos financeiros.

Leia também: Já ouviu falar nos Seguros de Capitalização? 

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.