Quer tenha ou não um negócio, já terá certamente percebido a importância que o Instagram assume nos dias de hoje. De facto, o seu crescimento exponencial faz com que esta rede social seja extremamente importante numa estratégia de marketing digital.

O Instagram conta, atualmente, com mais de 3,1 milhões de utilizadores, sendo a rede social com maior nível de interação – uma taxa de 4,21%. O seu irmão, o Facebook, conta com um nível de interação de 0,07%, seguido do Twitter com 0,03%.

Foi criado para ser uma app para dispositivos móveis, mesmo contando com uma versão para desktop porque, de facto, cerca de 80% do tráfego da internet vem de smartphones.

Já a faixa etária dominante, essa é, nesta plataforma, mais jovem do que no Facebook: entre 13 e 34 anos.

Nesta rede social focada na imagem (no visual storytelling), tem nove oportunidades para dar a conhecer a sua marca a quem lá chega pela primeira vez. São os nove “quadradinhos” contidos no seu feed que vão ditar se a pessoa vai ou não ficar.

Enquanto fundadora da Right Buddy e gestora de redes sociais, deixo-lhe abaixo cinco dicas para melhorar o Instagram do seu negócio:

1. Defina os seus objetivos de marketing para o Instagram

Tem os seus objetivos definidos para esta rede social? Dependendo do seu negócio e/ou marca, a sua estratégia para o Instagram pode incluir alguns dos seguintes objetivos:

  • Aumentar as vendas;
  • Aumentar o reconhecimento da marca;
  • Demonstrar a cultura ou o diferencial da empresa;
  • Fidelizar clientes;
  • Apresentar produtos e serviços;
  • Incentivar a interação do consumidor com a marca;
  • Aumentar a sua comunidade;
  • Estabelecer parcerias.

Este é o primeiro passo para o sucesso do seu Instagram. Afinal, se não souber o que quer, como pode saber qual o caminho a seguir? Só após ter os seus objetivos bem definidos poderá criar uma estratégia e implementá-la e, consequentemente, medir e quantificar os seus resultados.

2. Crie uma estratégia de conteúdo para esta rede social

Entregar conteúdo de valor é a chave de ouro para ter um perfil de negócio no Instagram bem-sucedido. Na verdade, o conteúdo é rei nas redes sociais e deve estar alinhado com os seus objetivos e com as necessidades dos seus potenciais clientes.

Para tal, deverá analisar quem é o seu público nesta rede social e perceber quais são as suas necessidades. Se não sabe, pergunte! É extremamente importante relacionar-se constantemente com o seu público e perceber o que funciona e o que não funciona para o seu negócio.

O passo seguinte será criar um calendário editorial/ planeamento, seguindo essa estratégia, focado nesta plataforma. Sim, isso mesmo. Crie conteúdo exclusivo para o Instagram.

3. Crie um calendário editorial/ planeamento

Na prática, como é que isso se faz? Pode criar uma folha de cálculo no Excel, na Drive ou um documento mais bonitinho. O que lhe servir melhor.

Para criar o seu planeamento para o Instagram, primeiro deve definir que tipo de conteúdo irá publicar. Isto é: só imagem, citação, fotografia, vídeo, live. Se não sabe o que publicar ou o que o seu público gosta, mais uma vez, pergunte-lhe. Vai ver que o seu público até vai gostar de ter voto nesta matéria.

Defina a frequência de publicações: publique apenas quando tem valor para acrescentar à sua audiência. Publicar todos os dias não o vai ajudar a aumentar a notoriedade da sua marca se não estiver a acrescentar valor. O ideal é três vezes por semana, para contas que ainda não têm autoridade. Contas já grandes, uma a duas vezes por dia.

Já o horário de publicação varia consoante o seu público. Analise as estatísticas que o Instagram oferece para ver quais os dias nos quais tem maior interação.

De seguida, defina o que precisa para cada post: que recursos vai precisar? Precisará de estabelecer parcerias? De realizar pesquisas? Precisará de edição fotográfica?

Defina também as hashtags a utilizar: faça uma pesquisa de hashtags por volume de publicações. O próprio Instagram apresenta esta opção. Embora exista um limite de 30 hashtags por publicação, recomenda-se o uso de 13 a 20 hashtags.

Prefira utilizá-las no primeiro comentário, de forma a não poluir visualmente o copy (legenda) do seu post e para que estas não representem pontos de fuga do seu conteúdo. Em termos de alcance, caso se esteja a perguntar, o mesmo não será afetado. Pode também analisar o conteúdo da sua concorrência e procurar retirar algumas ideias que lhe sirvam.

Use e abuse das stories. Idealmente, deve criar um planeamento para o feed e outro para as stories. Estas têm um alcance muito maior e uma taxa de visualização bem superior. Além deste recurso lhe exigir menos tratamento, ou seja, menos edição, menos exigência e lhe permitir mostrar os bastidores da sua marca, criando uma maior ligação com os seus seguidores.

E não se esqueça de definir o público-alvo do seu conteúdo: nem todos os posts têm o mesmo público-alvo.

Nota: caso não queira perder muito tempo a criar o seu próprio template para o planeamento, pode fazer o downaload de um Instagram planner. Pode encontar um aqui.

4. Utilize apps que facilitem o seu trabalho e ajudem a criar conteúdo de qualidade

Existem, felizmente, muitas aplicações móveis que foram criadas para facilitar o nosso trabalho, na hora de criar conteúdo para as redes sociais.

As que particularmente uso e me facilitam muito o trabalho, são:

  • Unfold e StoryArt para criação de stories minimalistas e apelativas;
  • Spark Post, Easil e Canva para criação de imagens para as várias redes sociais;
  • Wordswag para criação de imagens com citações ou texto;
  • UNUM para ver as melhores horas para postar no seu Instagram com base nas suas estatísticas;
  • Planoly e Swonkie para agendamento automático (ou não) de publicações no Instagram;
  • Lightroom CC & VSCO para edição de imagem.

5. Preocupe-se com o engagement e não com os seguidores

É na interação que deve focar a sua atenção. Eis algumas coisas que pode fazer para aumentar a interação da conta do seu negócio:

  • Não compre likes nem use bots (robôs que interagem por si);
  • Utilize um call-to-action no copy das suas publicações (no final, convide o público a interagir consigo);
  • Realize concursos e giveaways;
  • Crie muitos insta stories com sondagens e perguntas;
  • Aposte no vídeo e nos diretos;
  • Utilize imagens nas dimensões certas: 1800x1800 pixéis;
  • Use e abuse das parcerias;
  • Trabalhe com influenciadores que atuem dentro do nicho de mercado da sua marca;
  • Analise constantemente as suas estatísticas e vá aprimorando as suas publicações com base nelas;
  • Impulsione as suas publicações no Instagram (através do botão “promover”).

Saiba mais sobre Mulheres à Obra aqui.

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