Num mundo cada vez mais saturado com marcas, serviços e produtos, aprender a destacar-se é a única forma de captar a atenção do seu público alvo. Por que razão um potencial cliente deveria escolher a sua empresa e não uma das outras soluções disponíveis no mercado? Conhecer a resposta a esta pergunta garante-lhe uma vantagem perante os seus competidores. Focar-se neste aspeto é a chave para ter um negócio de sucesso nos dias que correm.

A diferenciação é o ingrediente secreto, pois permite que o seu negócio seja único no meio de tantos outros existentes no mercado. Se deseja sobressair, deve ser diferente e comunicar essa característica especial aos seus potenciais clientes, para que estes compreendam e valorizem essa particularidade da sua marca.

Geralmente, as empresas decidem diferenciar-se pelo preço. No entanto, existem estratégias mais eficazes. É importante conhecer os recursos e as capacidades do seu negócio para encontrar um atributo no qual a sua empresa possa ser melhor face à concorrência. Stephannie de Castro, especialista em Redes Sociais da Be Digital Agency, dá-lhe cinco dicas de diferenciação que podem ajudar a sua empresa a destacar-se no mercado:

1. Produto/serviço

O produto ou serviço oferecido pode representar uma vantagem competitiva no mercado se for único e conseguir acrescentar valor ao cliente. Para conseguir esta diferenciação é importante detetar quais são as características do produto/serviço que os concorrentes não oferecem ou não comunicam. Os clientes irão ver este atributo como um benefício adicional.

O que as empresas oferecem pode ser destacado de forma explícita, tendo em consideração fatores objetivos, como é a cor, o material, o design ou a tecnologia, ou fatores abstratos, como por exemplo o estatuto que implicitamente sugerem. Por norma, os fatores abstratos são difíceis de copiar pela concorrência, pelo que devem ser o caminho a seguir quando uma marca se quer diferenciar.

2. Apoio ao cliente

Um bom serviço é o mínimo que esperamos sempre que realizamos uma compra. Garantir um atendimento surpreendente e preocupação com a satisfação do cliente é uma excelente forma de se diferenciar das marcas concorrentes.

As pessoas têm preferência por um bom serviço, pelo que o centro desta estratégia consiste em garantir a máxima satisfação e assim assegurar a fidelização do cliente. O serviço prestado é um elemento crucial no momento de um cliente escolher a sua empresa ou optar por outra. Desde uma assessoria profissional, garantia de satisfação, condições de devolução, prazos de entrega a gestão das reclamações, todos estes pontos são valorizados e marcam a diferença para o seu cliente.

3. Inovação

A inovação pode ajudar a encontrar a vantagem competitiva da sua empresa. Este termo não se refere somente à tecnologia aplicada nos negócios, como é o caso das aplicações móveis, máquinas ou Internet. A diferença pode ser estabelecida em coisas tão simples como atender o telefone, responder aos emails, apresentar um produto/serviço, criar promoções ou melhorar o serviço de pós-venda.

As empresas que apresentam um desempenho elevado na inovação são mais propícias a crescer, destacar-se e vencer no mercado. O importante é que o cliente perceba que a sua empresa procede de uma forma incomum mas extraordinária e que não se limita a copiar os modelos e a maneira de atuar dos seus concorrentes.

4. Pessoas

A atenção que o cliente recebe é fundamental para criar uma relação estável que resulte na sua fidelização. Quando os produtos ou serviços oferecidos não são pontos de diferenciação, os colaboradores podem garantir a diferença da sua empresa. A formação, o conhecimento, a simpatia, a proatividade e a capacidade de atendimento das pessoas que estão por detrás do seu negócio são elementos fundamentais para alcançar uma diferenciação no mercado.

5. Identidade visual

É imprescindível criar uma estratégia de imagem empresarial que atribua uma personalidade única à sua marca e que lhe permita destacar-se da concorrência.

O design da empresa deve ser aplicado em todos os pontos de contacto com o cliente: desde as redes sociais até à apresentação do produto ou serviço. É importante que seja definida uma boa imagem, pois desta forma será muito mais simples captar a atenção do cliente e ser reconhecida no mercado.

Para ser um fator de diferenciação, a identidade da marca deve ser apelativa, inovadora e capaz de comunicar, de forma simples e eficaz, a missão e os valores do seu negócio. Todos somos únicos e possuímos algo genuíno e especial, mas tendemos a fazer o mesmo que os outros. Na realidade, as nossas diferenças criam vantagens competitivas.


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