Para vender, não importa qual seja o negócio, é preciso satisfazer o cliente. É preciso entregar uma experiência inesquecível no contato com o seu negócio. Na internet esta experiência tem que ser ainda melhor, uma vez que devemos ser capazes de conquistar, deliciar, convencer e quebrar objeções sem estarmos cara a cara com o nosso cliente.

No mercado digital o seu site é a sua loja, a sua porta aberta, a imagem principal do seu negócio. É também necessário ter em conta que as empresas, e por inerência dos seus concorrentes diretos, estão cada vez mais preparadas e são cada vez mais eficazes no meio digital. Torna-se assim imprescindível ter em conta alguns fatores-chave no design e criação do seu site. Veja as dicas de Rita Loução, mentora digital de empreendedores e criadora do projeto I Love Web.

1. Tenha um domínio profissional

O registo de um domínio profissional (www.asuaempresa.com) é fundamental para a presença digital do seu negócio. Independente da sua dimensão ou longevidade, não há desculpas para não ser profissional desde o início. Aliás, começar bem faz toda a diferença na alavancagem de um negócio. É também este domínio profissional que nos dá acesso a um email profissional correspondente, algo que vai agregar bastante valor à imagem do seu negócio. Se queremos ser levados a sério e entrar na “corrida” que é o posicionamento no mercado, temos que prestar atenção a cada detalhe.

2. Crie uma identidade

Ao contrário do que se possa pensar, tanto o nosso site como as nossas redes sociais são parte integrante da nossa marca. O visitante/ seguidor/ cliente deve sentir que está sempre no mesmo ambiente. A identidade do site, quer ao nível do conteúdo, fotografia ou grafismo, deverá manter-se fiel à sua marca. Alguém que já visitou o seu negócio digital e venha a encontrar a marca nas rede sociais, deve reconhecê-la de imediato.

3. Pense sempre no cliente

Um dos fatores determinantes para um negócio de sucesso é o foco no cliente. Na maioria das vezes estamos tão focados em mostrar quem somos e o que fazemos que nos esquecemos que quem visita o nosso site é nosso potencial cliente. O nosso negócio digital deve falar de nós, mas com foco na transformação do cliente. Pergunte-se: Porque deve o seu cliente comprar a si e não aos seus concorrentes? Que transformação promete? Que sonhos entrega? Que problemas resolve? Os seus resultados, esses sim, devem ser os “reis da festa”.

4. Aposte na recolha de emails

A existência de uma captura de email é imprescindível para um negócio nos dias que correm. Ter uma lista de endereços eletrónicos com a qual se comunica ativamente vai levá-lo a criar relacionamentos duradouros com os seus seguidores, fidelizar e engajar clientes, aumentar as taxas de conversão e atingir mais rapidamente as metas de vendas que propôs atingir.

Mas atenção, não basta apenas enviar um email. A escrita e o conteúdo devem deliciar quem recebe e estar alinhados com os objetivos do seu negócio.

5. Tenha um blog

Ter um blog é a melhor forma de mantermos o nosso site sempre atualizado. Ao escrevermos conteúdo que acrescente valor ao nosso visitante, fazemos com que ele volte mais vezes em busca de mais valor. Mas também criamos conteúdo “eterno”. Ao contrário das redes sociais, o blog não tem um feed onde o conteúdo se perde facilmente. Se por um lado as redes sociais são ótimas para construir uma relação com o cliente, por outra não são boas a manter o conteúdo ao alcance dos nossos seguidores.