A literacia financeira é importante para que possa gerir melhor o seu dinheiro e saber para onde vai cada cêntimo do seu ordenado. Por isso é de extrema importância registar despesas, poupar todos os meses, planear o ano e também ter os seus compromissos financeiros em dia, quer seja com o Estado, quer seja com outras entidades.

O primeiro passo é perceber quanto ganha e quanto gasta em várias rubricas da sua vida financeira. Assim deve fazer um orçamento familiar, colocando o seu salário líquido e outros ganhos do lado das receitas e de outro lado todas as suas despesas. Para um melhor controlo das suas finanças, deixamos-lhe três sites e uma plataforma a que deve estar atento regularmente para saber onde vai o seu dinheiro.

1. Portal da Segurança Social

Para quem é trabalhador por conta de outrem, é importante perceber se tem as contribuições para a Segurança Social em dia. Recorde-se que estas permitem-lhe usufruir de vários subsídios, como o de desemprego ou de doença.

Para os trabalhadores independentes, desde o início do ano que há um valor mínimo de contribuição mensal para a Segurança Social, de forma também a proteger estes profissionais de situações mais vulneráveis no campo profissional.

2. Portal e-fatura

O Portal das Finanças é relevante para o contribuinte, pois é lá que pode consultar todos os procedimentos a seguir. É também o local onde pode consultar todo o seu historial fiscal.

No caso do e-fatura, este é um portal que deve ser consultado regularmente para validar as faturas com contribuinte. Deve perceber o estado das mesmas, atribuí-las aos sectores corretos ou até mesmo inserir faturas de diversas categorias que não estejam presentes.

Neste portal também pode ter uma noção do que será deduzido em sede de IRS, antecipando a sua entrega nos meses seguintes. Relembramos que deve validar as faturas até fevereiro do ano seguinte, para que estas sejam incluídas.

3. Portal do Banco de Portugal

O Banco de Portugal disponibiliza muita informação relevante sobre a atividade económica e de intermediação de crédito em território nacional.

É ainda um portal onde os cidadãos podem estar a par de todas as novidades sobre a regulação da atividade bancária em Portugal e podem consultar o Mapa de Responsabilidades de Crédito e o Mapa de Contas. O primeiro documento mostra-lhe as linhas de crédito que tem ao dispor e o segundo todas as contas bancárias que tem abertas. Esta informação é relevante para controlar as despesas que têm em crédito, bem como perceber se vale a pena fechar algumas contas em balcões para poupar em comissões bancárias.

4. Plataforma Homebanking

Para poder gerir melhor as suas contas bancárias, não precisa de ir ao balcão. As plataformas homebanking de cada banco permitem-lhe aceder às suas contas todos os dias, via computador portátil ou aplicação móvel.

É especialmente importante consultar os seus extratos bancários todos os dias. Pode assim controlar os levantamentos de dinheiro, as despesas pagas por débito direto ou as transferências que pode ter de fazer ou receber.

Utilize estes portais para complementar o orçamento familiar e fazer uma gestão correta de todos os encargos financeiros que pode ter.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.