As férias costumam ser uma das épocas em que mais se gasta, até porque nem sempre são agendadas com a devida antecedência.

Agosto está já aí, passou tudo tão rápido que nem houve tempo para pensar nas férias e agora não há local definido para uns merecidos dias de descanso ou tudo o que aparece está muito acima do orçamento disponível. Gera-se o conflito entre a necessidade de descansar e a falta de fundos. Reconhece este cenário?

Segundo Adelaide Miranda, autora do Guia Prático da Educação Financeira, não é preciso desesperar. É certo que agosto se aproxima a passos largos mas, para quem tira férias apenas em setembro, ainda há tempo para alguma pesquisa e até mesmo para alterar comportamentos que podem gerar alguma poupança.

Não há orçamento para viajar para fora do país? Não faz mal, vivemos num dos países mais bonitos do mundo e com belezas naturais incomparáveis. É quase garantido que num raio de 50 kms de onde se encontra, seja em que parte de Portugal for, irá encontrar um lugar paradisíaco. Apreciar a natureza é das terapias mais relaxantes e é praticamente de borla.

Dicas simples para ainda conseguir uns bons dias de férias e, acima de tudo, económicas

Dica 1 – Pesquise no Mapa de Portugal

Pegue no mapa de Portugal e coloque um círculo com um raio de 50 kms à sua volta. Faça uma pesquisa online sobre as pequenas vilas ou cidades que tem à sua volta e que nunca visitou.

Vai descobrir locais e curiosidades que desconhecia e garantidamente algo do seu interesse. Escolha para onde quer ir, opte por dois ou três lugares para poder ter opções.

mapa
créditos: Pixabay

Dica 2 – Defina o “budget”

Agora que já tem ideia de onde poderá ir, há que definir quanto poderá custar essa escapadela. Qual o meio de transporte? Carro, autocarro, bicicleta? Existem portagens? Existem hotéis? Pousadas? Apartamentos? Parques de Campismo?

Após esta análise, há que verificar os preços e os custos totais para cada uma das opções que escolheu quando tratava da Dica Número 1. É uma questão de ver quais são as opções de acordo com o seu orçamento. Uma tenda pode não ter o mesmo conforto que uma cama de hotel mas, ao menos estará mais perto da natureza, será uma experiência diferente.

Preparar refeições em casa dá mais trabalho do que almoçar ou jantar fora mas estará a poupar bastante e poderá até comer de forma mais saudável.

Ir a pé até à praia é mais cansativo que ir de carro mas, estará a poupar na gasolina e no estacionamento. São todas estas opções que podem ajudar a poupar alguns (bons) trocos e que lhe vão permitir ter na mesma uns dias de descanso.

praia
créditos: Pixabay

Dica 3 – Amealhe uns tostões

Os custos totais desta escapadela devem ser relativamente baixos. Contudo, em bolso vazio até um cêntimo é caro. É certo que já estamos em cima do timing de férias e por isso há que arranjar uma estratégia imediata para amealhar uns tostões.

Primeiro, comece por cortar gastos desnecessários. São uns 5 cafés por dia, refeições fora de casa, aquele jornal diário, se possível corte com essa despesa nestas próximas semanas. Comece por criar hábitos de poupança. Prepare uma marmita para levar para o trabalho e reduza as idas ao café. Peça o jornal ou revista emprestados a alguém ou passe na biblioteca. Lembre-se que, grão a grão, enche a galinha o papo.

Segundo, tente arranjar outra fonte de rendimento. Pergunte se precisam de umas horas extra no trabalho, procure pequenos trabalhos temporários, ofereça os seus serviços. Junte o máximo que puder e todo o extra vai para o mealheiro das férias.

Mantenha sempre o foco nessas férias mas, quando lá estiver, aproveite cada minuto. Evite o stress. Aprecie o nascer e o pôr do sol. Faça caminhadas (são de borla e ainda faz exercício) e aprecie a paisagem à sua volta.

Descansar é isso mesmo: tirar a mente das nossas preocupações. O que pretendo transmitir é que, não precisamos ir muito longe de casa nem gastar rios de dinheiro para termos umas férias maravilhosas. É preciso, sim, aproveitar cada segundo e valorizar o que temos e o que está à nossa volta.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.