A ideia não é ser radical e colocar de lado tudo aquilo que é menos saudável. O pretendido é que enverede por este caminho e crie boas rotinas, sem ter que ser prisioneiro das mesmas e interiorizar que é para o seu próprio bem. É conveniente que hajam objetivos e que se organize, mas para além de não ser nenhum bicho de sete cabeças, a sua saúde e o seu humor vão agradecer.

Dormir
Indispensável ao seu organismo! Desengane-se se pensa que lá por ter energia com poucas horas de sono é sinónimo que está tudo bem. As tais 8 horas que sempre ouviu falar como as recomendadas são baseadas em vários estudos desde há muitos anos. São estas que irão repor as suas energias e um dos segredos da longevidade. É conveniente que adote esta rotina diariamente e que a mesma seja de qualidade e, se por qualquer motivo tem insónias, o melhor é averiguar os porquês e procurar ajuda caso sejam crónicas.

Alimentação
Não tem de fazer dietas ou gastar muito dinheiro... a ideia é conseguir uma alimentação variada, equilibrada e completa. Não abuse de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açucares e invista em leguminosas, peixe, carnes brancas e frutos secos. Nos dias que correm é muito habitual as pessoas recorrerem às máquinas de vending, fast-food e take away pela falta de tempo, por não dar tanto trabalho, etc... mas saiba que a longo prazo as consequências serão graves. Habitue-se a tomar o pequeno-almoço em casa, leve e coma fruta para intercalar as refeições e leve a marmita para o trabalho. Terá um pouco mais de trabalho é certo, mas irá alimentar-se bem melhor e poupar bastante dinheiro.

Exercício físico
Mexa-se! Inscreva-se num ginásio, contrate um personal trainner, faça treino de rua, em casa, enfim... a ideia é exercitar-se sempre que possa, inclusive levantar-se da cadeira de trabalho se nota que passa muito tempo sentado. Arranje tempo com a sua família ou amigos e aos fins de semana façam uma atividade física de forma a incutir a prática às próximas gerações. O exercício combate o sedentarismo, para além de outras doenças graves como diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão, entre outros... a lista é grande! Não obstante, é algo que lhe vai proporcionar ter mais energia, bom humor e melhora as capacidades cognitivas.

Monitorizar os nervos
Muitas das vezes depende de como o dia corre, mas se sente que anda constantemente stressado, ansioso e acelerado é conveniente parar. O stress ainda não é considerado uma doença, mas sabe-se que pode provocar danos graves quer a nível físico quer psicológico. O exercício é bom para colmatar uma situação de stress, tal como 'parar de vez em quando' e simplesmente respirar calmamente.

Conviver
A vida não é só trabalho, pelo que deverá separar o pessoal do profissional e organizar-se por forma a cultivar as suas amizades e estar com os mesmos sempre que possa. De certeza que já sentiu o quão gratificante é e os benefícios que traz a convivência com pessoas que lhe são queridas.

Vida sexual
Ajuda a dormir melhor, relaxa o corpo, diminui os riscos de enfarte, melhora o humor, a pele, alivia o stress, a tensão pré-menstrual, enfim... os benefícios à saúde são mais que muitos por isso, se puder, tenha uma vida sexual ativa!

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