A Técnica Pomodoro é um método de gestão de tempo que foi desenvolvida no final dos anos 80 por Francesco Cirillo, que procurava uma maneira de aumentar a sua produtividade nos estudos.

Este método consiste em trabalhar por blocos de tempo, chamados de pomodoro. Cada pomodoro tem 25 minutos, durante os quais tem de trabalhar numa única tarefa, sem interrupções. No fim de cada pomodoro, deve fazer uma pausa de 5 minutos. A cada quatro pomodori (plural de pomodoro), deve fazer uma pausa maior, de 30 minutos. Pode parecer um pouco confusão, mas acaba por ser bastante prático e eficaz.

Os objetivos da técnica são:

- Aumentar a sua concentração

- Aumentar a sua produtividade

- Diminuir as interrupções

- Aprender quanto tempo demora em cada tarefa

- Aliviar a sua ansiedade

Como pôr a técnica em prática?

  1. Comece por criar uma lista de tarefas no início do dia

Crie uma lista de tarefas que quer executar durante o dia. A lista deve ser dividida em duas secções: “Tarefas Planeadas” e “Não Planeadas”.

Veja ainda: Aprenda a concentrar-se

  1. Execute as tarefas

Escolha uma tarefa, cronometre 25 minutos (1 pomodoro) e comece a trabalhar nela. Depois que o pomodoro terminar, marque um ‘X’ ao lado da tarefa e faça uma pausa de 5 minutos. Faça o ‘X’ e a pausa mesmo se ainda não tiver terminado a tarefa. Deixe para continuar a trabalhar nela no próximo pomodoro. Depois de terminar a tarefa é só riscá-la da lista. A cada quatro pomodori, você deve fazer uma pausa de 30 minutos ao invés de 5 minutos. Uma das regras mais importantes da Técnica Pomodoro é que você deve evitar e gerir as interrupções que acontecem durante os pomodori. Segundo o Francesco Cirillo, a maioria das interrupções podem ser deixadas para depois porque dificilmente alguma coisa é tão urgente que não pode esperar um pomodoro terminar. Por exemplo, se você receber uma chamada aos 17 minutos de um pomodoro, você pode terminar o pomodoro e ligar depois, porque 8 minutos vão fazer pouca ou nenhuma diferença. Por outro lado, parar a tarefa no meio pode fazer com que se distraia com outras coisas.

  1. Aprende-se com os resultados

Depois de alguns dias a usar a técnica, você conseguirá extrair algumas informações para melhorar o seu desempenho. Com os resultados, você deve tentar:

Aprender quanto tempo leva para realizar cada tipo de tarefa

Entender o que o destrai recorrentemente

Descobrir quais são as principais interrupções

Para usar a técnica pode usar o site: https://tomato-timer.com/

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.