Embora a amizade possa significar liberdade e intimidade entre duas ou mais pessoas, existem coisas que mesmo assim não se devem dizer e por isso nestes casos é importante que não a ofenda. Para que isto nunca mais volte a acontecer, vamos revelar-lhe quais as frases que não deve dizer!

'Estás gorda' - Esta frase pode acabar com a auto-estima da sua amiga e temos a certeza de que não é isso que quer. Tente não a dizer, pois mesmo que seja verdade ela é livre de escolher a sua forma e por isso não a julgue.

'Não tens motivos para estar triste' - Esta frase pode ser bastante pesada, porque apesar de ela ser sua amiga, de certeza que nem sempre sabe o que ela esta a sentir. Se por alguma razão já passou pelo mesmo, tente compreender que os sentimentos variam de pessoa para pessoa e por isso apenas tem de lhe dar apoio e força.

'Não queres ter filhos?' - É muito importante que respeite a decisão da sua amiga se ela não quiser ter filhos, até porque nenhuma mulher é obrigada a isso. Compreenda o porquê e mesmo que não aceite o motivo, guarde apenas para si.

'Mereces melhor' - Não critique o namorado, nem o marido da sua amiga. O ideal é que a faça abrir os olhos sobre as qualidades que ela tem e incentive-a a aumentar a sua auto-estima, para que ela tenha consciência de que é uma mulher de valor e que não precisa de um homem que não a merece. Contudo, lembre-se que os elogios só devem ser feitos se forem verdadeiros e por isso não os dê só por dar.

'Não vais conseguir' - Quando ela estiver num momento mais difícil é bom que não use esta frase para desanimá-la ainda mais e faça o contrário. Pense em ideias e maneiras para ajudá-la a ultrapassar esta fase difícil e mostrar-lhe o seu apoio.

'Porque não me constaste sobre aquele rapaz?' - Apesar de serem amigas, isso não implica que ela tenha que lhe contar tudo o que acontece na sua vida. Lembre-se que deve ser ela a decidir o que lhe deve contar e oiça sempre com o maior respeito, só assim ela estará mais à vontade consigo.

'Queres ficar solteira para sempre' - Nem todas as pessoas precisam de outra para serem felizes e por isso esta é uma das frases que precisa de evitar. Se a sua amiga está bem sozinha, respeite a vontade dela.

'Eu avisei-te' - Não existe frase pior do que esta, pois apesar de você saber que estava certa vai acabar por magoar ainda mais a sua amiga, que neste momento já está a sofrer com tudo o que lhe aconteceu. Seja carinhosa e não a julgue!

'Devias de fazer mais sexo' - Cada um sabe com que frequência tem sexo e isso é algo que deve ser respeitado. Se a sua amiga fizer apenas uma vez por semana, isso não implica que ela não seja tão feliz como você, até porque cada um tem as suas próprias necessidades e vontades.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.