De acordo com o Dr. Corman, o criador inicial da Morfopsicologia, Viver é adaptar-se. O resultado das adaptações sucessivas ou permanentes a que somos forçados ao longo do dia e de toda a nossa vida, inscreve-se no nosso rosto, de acordo com o nosso estilo de vida e o meio que nos rodeia.

É evidente que cada um pode reagir de maneira diferente, num mesmo meio e nas mesmas condições de acordo com a sua própria capacidade energética.

Num meio ambiente hostil idêntico, um Dilatante (sobre quem tudo faz ricochete) poderá continuar a expandir-se, enquanto que um Retractor (facilmente inquieto e agitado) irá fechar-se em si mesmo.

Falamos da lei da Retração-Dilatação. A força viva é o resultado de duas forças antagónicas: A fusão das forças vitais internas (temperamento, caráter, pulsões, instintos,...) e a ação inibidora ou favorável que o meio exterior exerce.

De facto, a forma evolui no sentido duma dilatação (em direção ao exterior) ou, ao contrário, duma retração (em direção ao interior).

Isto é o mesmo que dizer que Dilatação é igual a viver e Retração igual a sobreviver. É este antagonismo de forças vitais energéticas (Yin e Yang) que vai modelar o nosso corpo em geral e o nosso rosto em particular.

Postura e forma

Alta

1. Tem uma postura direita
Tem tendência a olhar as pessoas de cima (por natureza, ela domina fisicamente as pessoas e as coisas). Quer parecer segura de si em todas as situações. Quererá ter sempre razão.

Como lidar com este tipo de pessoas:
Visto que sabe o que diz, diga-o de forma a que ela acredite...

2. Parece querer encolher-se
Sente-se culpada por ser mais alta e tenderá a aceitar tudo e a não saber dizer que não.

Como lidar com este tipo de pessoas:
Se quer conquistá-la, vá com calma... Quem espera, sempre alcança.

Baixa

1. Tem uma postura direita
O queixo apontado ao céu, como se quisesse parecer mais alta. Tem uma tendência agressiva, quer mostrar aos mais altos que está lá e que há que contar com ela. Irá contradizê-la sistematicamente se adotar uma atitude demasiado protetora.

Como lidar com este tipo de pessoas:
Valorize-a e aconselhe-a com delicadeza, fazendo-a crer que é ela quem decide...

2. Enrosca-se sobre si própria
Falte-lha a coragem para enfrentar os seus problemas. Necessitará de ajuda e procurará ajuda, mas uma vez nessa fase será a outra pessoa que a deve encorajar a superar os seus receios.

Como lidar com este tipo de pessoas:
Ela ser-lhe-á eternamente grata por considerá-la uma "grande pessoa" e por ajudá-la a resolver os seus problemas com toda a atenção que ela merece...

Magra

Pertence ao tipo "Retractora": tem um temperamento colérico, até mesmo nervoso. Ela não procura o contacto e anseia para que tudo corra depressa e bem. Em geral, sabe o que quer. Não tem um caráter muito bom. Enerva-se muito facilmente e não tem tempo a perder. Não gosta de falar dela.

Como lidar com este tipo de pessoas:
Saiba despertar a sua curiosidade rapidamente, não se perca em longas e complicadas explicações e, sobretudo, não lhe coloque questões demasiado pessoais.

Rechonchuda

1. Tez avermelhada
Pertence ao tipo "Dilatante". A sua tez é avermelhada, com tendência acneica e má circulação nos membros inferiores. É extremamente aberta e muitas vezes tagarela. É de fácil relacionamento e escutá-la-á atentamente, interrompendo-a várias vezes para citar como exemplo os seus próprios problemas....

Como lidar com este tipo de pessoas:
Acarinhe-a, ela agradecerá ao quadrado.

2. Tez esbranquiçada
A sua tez é esbranquiçada. Tem tendência para a retenção de água e para edemas... É, acima de tudo, egoísta, ao mesmo tempo que parece gentil. Não gosta de fazer esforços. Detesta situações de escolha uma vez que, para ela, isso é extremamente complicado e cansativo...

Como lidar com este tipo de pessoas:
Sobretudo não seja nunca brusca com ela, uma vez que detesta as situações conflituosas. Ela seguirá os seus conselhos enquanto não tiver a sensação de que estão a abusar dela.

Saiba mais na próxima página

Análise sintética do rosto

Esta é a segunda etapa deste método. Sete formas geométricas podem definir globalmente as diferentes formas de rostos existentes: Oval, Redondo, Quadrado, Rectangular, Triangular (vértice em baixo), Trapezoidal, Hexagonal.

Cada uma destas formas define um caráter particular. Em geral, as pessoas com rostos curtos (redondos, quadrados) atingem os seus objetivos mais rapidamente que as pessoas com rostos longos. Têm uma tendência para a realização de actividades concretas e uma maior resistência ao esforço.

Tipos de rosto

Oval longo
O rosto de forma oval (longo) é o rosto mais harmonioso. Pertence ao tipo Sol. São pessoas normalmente altas e

esguias. A sua tez, muitas vezes um pouco amarela e pálida no inverno, é valorizada pelo bronzeado e o sol purifica a sua pele.

Sente-se atraída pelo belo e adora brilhar acima de tudo. O seu amor próprio é exagerado e adora receber elogios. Não aprecia propriamente a lógica e prefere ser seduzida e bajulada. Não aceita facilmente a contradição e tende a reagir lentamente.

Como lidar com este tipo de pessoas:
Elogie o seu aspeto: tez brilhante e pele luminosamente dourada são palavras que ela adorará ouvir...

Redondo curto
O rosto de forma redonda (curto) pertence ao tipo Lua. São pessoas normalmente baixas e muitas vezes até um

pouco rechonchudas.

É agradável, jovial, otimista, tão repentina na alegria como na cólera. Passa com extrema facilidade e sem motivo de uma fase à outra (caráter lunático) . Tem um caráter infantil e é extremamente influenciável pelas pessoas que a rodeiam. Depende do seu ambiente.

Como lidar com este tipo de pessoas:
Seja extremamente gentil e afetuosa com ela e guardá-la-á eternamente, se calhar para mal dos seus pecados...

Quadrado curto
O rosto de forma quadrada (curto) pertence ao tipo Terra. Esta pessoa é normalmente rechonchuda, e mesmo pesada. Emana uma impressão de solidez e, de facto, tem uma saúde robusta. E energética, ativa, opiniosa. Tem

sentido prático, de ordem, de método.

A sua prudência natural está ao serviço do seu espírito lógico que controla e planifica todos os seus atos. Não perde nunca de vista o lado material e rentável das coisas. Não esconde os seus sentimentos e se não está satisfeita, você será a primeira a saber.

Como lidar com este tipo de pessoas:
Acima de tudo, não tente contar-lhe futilidades, O seu espírito lógico fará de tudo para desmascarar a sua argumentação! Vá antes de encontro aos seus anseios, dando-lhe provas e não hipóteses.

Retangular longo
O rosto de forma retangular (longo) pertence ao tipo Marte. Esta pessoa é normalmente alta e musculosa. Muitas

vezes desportiva, adora a ação pela ação. Adora sentir-se sustentada por um sistema preciso, dentro de um quadro bem definido. É combativa e muitas vezes irritável. Adora a rivalidade e os obstáculos. É severa mas justa.

Como lidar com este tipo de pessoas:
Não tente prendê-la pelos sentimentos... Uma vez que ela só se curva perante a competência ou a superioridade intelectual, fale-lhe claramente, dando-lhe provas formais.

Triangular longo
O rosto triangular (longo) pertence ao tipo Mercúrio. Esta pessoa é normalmente baixa e franzina, mesmo magra,

com formas pouco sexuadas. É uma eterna adolescente com traços juvenis, com um espírito vivo e malicioso.

O cérebro predomina neste tipo de pessoas, aliando as qualidades intelectuais evidentes a um espírito imaginativo e criativo. Não para quieta. Tem curiosidade por tudo e assimila com rapidez. O caráter é instável e enerva-se facilmente. Sofre muitas vezes de ciclotimia e, por isso, é-lhe difícil deixar-se guiar ou mesmo aconselhar.

Como lidar com este tipo de pessoas:
Dê-lhe explicações técnicas e promenorizadas, ela apreciará o seu saber e terá confiança em si.

Hexagonal longo
O rosto de hexagonal (longo) pertence ao tipo Vénus. Esta pessoa é normalmente de estatura média, com formas

arredondadas. Deixa dominar-se pelos seus impulsos. Tem um temperamento caprichoso.

Adora fazer rir e agradar. Coloca muitas vezes questões mas não escuta as respostas uma vez que já está a pensar noutra coisa. É melindrosa e aceita mal as sugestões demasiado diretas. É desconfiada por natureza.

Como lidar com este tipo de pessoas:
Atenção! Perigo! Esta pessoa é colérica, destemida e difícil de travar. Fale-lhe, então, num tom amável, numa linguagem persuasiva e doce.

Trapezoidal longo
O rosto trapezoidal (longo) pertence ao tipo Júpiter. Esta pessoa é normalmente alta e impõem-se pela sua dignidade natural, com tendência para a opulência à medida que a idade avança. É aberta, alegre, ponderada e

conservadora.

Fala bem e adora ouvir-se. Adora a ordem e a organização. Interessa-se por negócios e tem sentido de vida social. Demonstra sentido prático e benevolência. É adaptável mas constante nos seus objetivos. Adora demarcar bem o seu lugar na sociedade.

Como lidar com este tipo de pessoas:
Esta pessoa sabe exatamente o que quer, mas tem um ponto fraco: a bajulação... Fale-lhe dos seus negócios, pergunte-lhe novidades da sua família (que lhe é muito querida) e exagere...

Texto: Alexandra Transon, naturopata, especialista em Feng-Shui Tradicional Chinês
Ilustrações: Beauté Bien Étre
Traduções: Romy Godinho

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.