Ouvimos cada vez mais dizer "vive o agora, não te preocupes, confia..." ou "vive o momento presente, não tentes controlar as coisas, deixa...".

Mas será que é assim tão simples?

Será que projetar o futuro ao estabelecer objetivos nos impede de viver o presente?

Uma das principais necessidades e desejos do ser humano, assim como do próprio Universo, é encontrar o equilíbrio em tudo. Logo, a primeira coisa a evitar é não cair em extremos, principalmente na maneira como vivemos a vida.

Convido-o a refletir sobre algumas questões:
- Quando sei o que quero da minha vida e o que possuo em termos de valores, recursos e capacidades, será que fico mais tranquilo e presente no meu dia-a-dia?

- Será que quando defino a longo prazo o que quero adquirir, construir e viver dando um propósito à minha vida, e deixo que o Universo me guie, vivo melhor o momento presente?

-É possível eu definir e perceber as minhas prioridades sem ter objetivos na vida?

Pois bem, pare, observe e sinta. Não resista. E seja sincero.

Ao longo da minha experiência reuni os passos que considero essenciais para ganhar clareza, paz, e para poder viver o momento presente. São eles:

- Saber quem realmente sou;

- Saber o que quero, identificando a minha missão e propósito de vida;

- Saber pôr em prática esta mesma missão.

Há cada vez mais confusão entre “deixar fluir” e assumir responsabilidades, assim como assumir compromissos connosco próprios e com os outros. Há cada vez mais falta de concentração devido à informação maciça disponível todos os dias. E há cada vez mais falta de valores e princípios estruturais que nos possam ensinar quem realmente somos, porque estamos aqui e para onde vamos.

Eu sinto isto como uma urgência na minha vida e decido ter como prioridade viver em equilíbrio e harmonia dando resposta a estas questões. E você?