Um estudo recente responde positivamente a esta questão, ou seja, mostra que existe uma correlação consistente entre narcisismo e publicação de selfies nas redes sociais. Contudo, existem diferenças entre homens e mulheres.

O que é o narcisismo?

Começamos por definir o que significa narcisismo. É um transtorno de personalidade em que quem sofre deste transtorno tende a se preocupar obsessivamente consigo mesmo e com a forma como os outros o vêm, em que um dos aspetos salientes é a distorção da sua própria imagem. Geralmente a pessoa diagnosticada com este transtorno demonstra comportamentos obsessivos extremamente centrados em si próprio, com pouca empatia, requerendo necessidade de admiração e, em muitos casos, megalomania.

O estudo entre narcisismo e selfies nas redes sociais

Num estudo recente os investigadores testaram a correlação entre o narcisismo e o comportamento de publicação de selfies nas redes sociais. Teve como amostra polacos de ambos os sexos com idades compreendidas entre os 14 e 47 anos. Numa primeira fase, o estudo consistiu em responder a um questionário e teste de personalidade; numa segunda fase, cada participante tive que contabilizar as fotos (selfies e não selfies) publicadas nas redes sociais (facebook, twitter, instagram, …).

Os investigadores começaram por definir o que se entende por selfie. Socorreram-se da definição da wikipedia: “selfie é uma fotografia, geralmente digital, que uma pessoa tira de si mesma (autorretrato).” Selfies podem incluir apenas a própria pessoa ou também podem incluir outras pessoas.

A primeira parte desse estudo consistiu na análise das diferentes facetas do narcisismo:

  • Autossuficiência. Pensar que pode fazer coisas por si próprio sem necessitar da ajuda dos outros.
  • Vaidade. Preocupação sobre a aparência e tendência para admirar a sua própria aparência física.
  • Autoritarismo / Influência sobre os outros. Acreditar que tem autoridade sobre as outras pessoas e estar disposto a explorar os outros, se necessário.
  • Exigir atenção / Exibicionismo. Sentir que tem direito a um estatuto especial ou privilégio e sentir-se superior aos outros.

De notar que nem todos os narcisistas possuem elevadas pontuações em todas estas características. Assim, os investigadores analisaram estas diferentes facetas para ver quais se correlacionavam mais com a publicação de selfies.

O narcisismo é mais forte nos homens do que nas mulheres

Nos homens, as pontuações em todas as facetas do narcisismo (exceto na autossuficiência) correlacionaram-se positivamente com a publicação de selfies; nas mulheres, apenas a faceta de “exigir atenção” se correlacionou com a publicação de selfies. Este estudo mostra ainda que enquanto os homens narcisistas têm tendência a publicar selfies, as mulheres narcisistas não mostram a mesma tendência, pois na maioria dos casos a publicação de fotos não está relacionada com selfies.

Este estudo está em linha com as primeiras evidências que os homens são mais narcisistas através das redes sociais, segundo o estudo de Fox e Rooney realizado em 2015. Ou seja, o narcisismo é mais forte nos homens do que nas mulheres.

As motivações para publicação de selfies vai muito além do simples exibicionismo

Há a salientar que o estudo sublinha a fraca correlação entre narcisismo e a publicação de selfies, significando isso que o narcisismo apenas explica uma pequena porção do comportamento de publicações de selfies que se observa nas redes sociais. Isto significa que claramente as motivações para a publicação de selfies vai muito além do simples exibicionismo.

Em conclusão …

Este estudo mostra que existe uma correlação consistente entre narcisismo e publicação de selfies nas redes sociais. O narcisismo é mais forte nos homens do que nas mulheres. Requerer atenção foi o único sinal de narcisismo observado nas mulheres. Contudo, existe ainda muito por descobrir sobre a motivação da publicação e divulgação de milhões de selfies que se observa todos os dias nas redes sociais.

Elisabete Condesso / Psicóloga e Psicoterapeuta

© PsicoAjuda – Psicoterapia certa para si, Leiria

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.