Não! Mas nem tudo está perdido! Existem várias técnicas, também utilizadas pelas forças policiais que nos ajudam a perceber os sinais de uma provável mentira e assim saber qual o caminho do interrogatório a seguir, se devemos pressionar a pessoa no sentido de saber a verdade ou se devemos acreditar nela.
Ao estudar e aprender estas técnicas vai ser mais fácil para si detetar os indícios de mentira, saber o que observar e quando se deve proteger de intenções menos boas.
Não julgue, questione mais!
Vamos enumerar algumas técnicas para detetar indícios de mentira:
Técnica 1
“Repetir a pergunta”
Existem duas formas possíveis de usar esta técnica:
1) Ao fazer uma simples pergunta e a pessoa repete totalmente ou parcialmente as palavras da pergunta, como não nos tivesse ouvido ou entendido.
Por exemplo:
- Mónica: Onde estiveste na noite passada?"
- António "Na noite passada? / Onde estava ontem à noite? / Quem, eu? "
2) Adiciona à resposta palavras da pergunta. Digamos que, não repete literalmente a pergunta, mas acrescenta as palavras da pergunta à resposta.
Por exemplo:
- Mónica : " Puseste comida ao cão ?"
- António : "Humm, sim , eu pus comida ao cão ."
O António devia responder “ Humm, sim ".
Técnica 2
“ Comichão na boca “
Os gestos dos adultos são na verdade, evolução de movimentos automáticos das crianças.
O que faz uma criança instintivamente quando ouve uma mentira, qualquer palavra imprópria ou rude? A reação natural será cobrir a boca com as duas mãos, e o que significa este gesto? "Não posso acreditar no que está a dizer".
Quando crescemos, tornamos este gesto quase impercetível e pode resultar num simples toque no canto da boca ou até mesmo na ponta do nariz. Quando mentimos o nosso inconsciente faz o mesmo, quando dizemos algo em que não acreditamos tocamos nos cantos da boca ou na ponta do nariz. Este toque também pode revelar que a pessoa não tem a certeza daquilo que está a dizer.
O toque no canto dos lábios é o melhor indicador.
Técnica 3
“Começou a transpirar “
Já reparou quando se sente ameaçado começa a transpirar? Isto deve-se ao nervosismo, esta reação é causada pela amígdala quando o sistema límbico sente que está em perigo iminente.
A testa transpirada é um indício que a pessoa está nervosa. Nervosa? Porquê?
Talvez seja porque está a ser acusada, está a inventar uma justificação ou não tem qualquer justificação.
Tem de ter atenção se não está calor em excesso.
Técnica 4
“Os Olhos “
Existe o mito de que quem não olha olhos nos olhos está a mentir, este sinal revela falta de confiança ou timidez. É mais provável que aquele que olha de uma forma fixa nos seus olhos esteja a mentir, porque quer verificar se a mentira está a ser aceite pela outra pessoa.
Técnica 5
“Justificar demais “
Quando nos sentimos culpados por uma razão ou outra, ou quando estamos nervosos queremos provar a nossa falsa inocência... Temos a tendência de justificar em demasia.
Quando questionado deve ter respostas curtas e concretas e falar com calma.
Técnica 6
“Baixa o tom de voz “
Quando uma pessoa está a mentir, o seu tom de voz diminui em quase 50 %.
Técnica 7
“Quer ir embora “
Uma pessoa honesta está disposta a cooperar e a dar explicações, a que mente quer “fugir “e uma das formas de o mostrar é olhar para a saída, pegar nos seus pertences, mudar de assunto bruscamente ou virar a cabeça ou o corpo para o lado contrário do interlocutor.
Agora, com estas técnicas vai ser mais difícil ser enganado. Aproveite!
Alexandre Monteiro
Especialista em Comportamento Humano | sou@pessoab.pt | Visite os Segredos da Linguagem Corporal
Nº1 Nacional a partilhar a Linguagem Corporal para todos.
Comentários