O seu estilo e tudo aquilo que escolhe vestir, é um claro reflexo de quem é, sendo sempre influenciado por  aquilo que a rodeia, nomeadamente, pelos seus amigos. Basta olhar para o guarda-roupa do seu grupo de amigas mais próximas e de certeza que irá encontrar inúmeras características comuns com o seu próprio estilo. Isto é algo completamente normal, uma vez que as amizades exercem um grande poder sobre o ser humano, influenciando vários aspetos da sua vida, desde a sua personalidade à sua autoestima, ou até mesmo as suas opiniões.

Segundo psicólogos especializados, este “fenómeno” tem uma explicação bastante lógica. Antes de mais é importante perceber que o hábito de imitar quem a rodeia surge durante a sua infância, quando existe um grande desejo de aceitação num determinado grupo. Ser exatamente como o resto das suas amigas é uma das formas mais fáceis de alguém se sentir completamente integrado, mas com o passar dos anos a necessidade de criar uma identidade própria deveria fazer com que deixasse de querer ser igual a outras pessoas. No entanto, a necessidade de inclusão continua sempre presente, mesmo de forma inconsciente, e quem a rodeia continua a influenciar aquilo que veste, muitas vezes sem se aperceber.

Em certos países, como o Japão, este fenómeno de imitação atinge níveis um pouco extremos. Aqui é bastante comum as amigas vestirem-se de forma exatamente igual, como autênticas gémeas. Na cultura nipónica esta tendência é conhecida como “futago co-de”. Existem também algumas outras razões que podem explicar a influência do seu grupo de amigas no seu estilo. Coisas tão simples como ir às compras ou pedir a opinião sobre o que deve ou não vestir, acabam por deixar pequenas marcas do estilo das suas companheiras nas suas próprias escolhas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.