Os sintomas da doença dependem do subtipo de cancro, da sua extensão e da sua localização no órgão. Um artigo do médico João Ribeiro, especialista em Medicina Interna e Oncologia Médica.
Tiago Maricoto, médico de família na USF Aveiro-Aradas e membro da direção nacional da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, responde à pergunta.
Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono, fibrose Pulmonar, fibrose Quística, asma... Encontrar informação genérica, simples e objetiva sobre estas doenças pode ser um verdadeiro desafio. Conheça os conselhos do médico pneumologista António Carvalheira Santos.
O sistema imunitário divide-se em duas categorias: imunidade inata e adquirida. O sistema imune inato é composto por um conjunto de proteínas e recetores primitivos que defendem e ajudam as células do sistema imune adquirido e é a primeira linha de defesa do organismo.
Quando penso nas Perturbações do Espetro do Autismo (PEA), em particular na Síndrome de Asperger (i.e., SA), ocorre-me a estória de Peter Pan. Algumas pessoas com SA parecem ser tratadas como eternas crianças, pelo facto de o diagnóstico ter sido realizado durante a infância. No entanto, é possível
Os acidentes de hipóxia-isquémia (HI) surgem quando há irrigação sanguínea insuficiente para o cérebro (isquémia), causando um imediato défice no fornecimento de oxigénio às células (hipóxia). As explicações são de Bruna Moreira, investigadora da Crioestaminal.
A contraceção é umas das áreas mais inovadoras e dinâmicas na saúde da mulher com a evolução dos conceitos e a criação de uma sociedade contracetiva. Desta forma promoveu um dos direitos fundamentais das mulheres/casais: liberdade e opção de escolha para viver de melhor forma a sua sexualidade. As e
Numa situação de emergência queremos sempre agir para ajudar, mas por vezes essa ajuda só piora a situação, colocando em risco a vida da pessoa ferida. Veja assim 9 coisas que nunca deve fazer quando tenta socorrer alguém. E na dúvida não se esqueça: Em Portugal o número nacional de emergência é o 1
O uso de medicamentos de venda livre tem regras e, se mal usados ou tomados em exagero, envolvem riscos. Saiba quais são os maiores e veja o que pode fazer para se defender.
O êxito de uma consulta não depende apenas do especialista mas também da curiosidade de quem o procura. Veja as questões que deve colocar na sua próxima visita.
A inatividade física é um problema importante de saúde, calculando-se que um em cada cinco adultos seja inativo. Um artigo do médico cardiologista Victor Gil.
João Sequeira Carlos, ex-presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, esclarece vantagens, riscos e cuidados a ter. Porque nem tudo é positivo…
A exposição solar abusiva é responsável por mais de 90% dos casos de cancros cutâneos. É urgente, por isso, mudar os comportamentos, saber proteger-se e estar atento aos sinais de alarme. Um artigo do médico dermatologista Miguel Trincheiras.
A Diabetes Tipo 1 é uma doença autoimune causada pela destruição das células β do pâncreas. Estas células são responsáveis pela produção de insulina, a hormona que causa a redução da glicémia (taxa de glicose no sangue) ao promover a entrada de glicose nas células.
Existem doenças cujos primeiros sintomas surgem neste órgão, aos quais nem sempre damos a devida atenção. Da próxima vez que lavar os dentes esteja atento a eventuais sinais.
A Perturbação de Stress Pós-Traumático (PTSD) é uma doença mental enquadrável nas Perturbações de Ansiedade. As explicações são dos médicos psiquiatras Margarida Albuquerque, Miguel Costa e Pedro Cintra, do Departamento de Saúde Mental do Hospital de Cascais.
A falta de exposição à luz natural está a agravar a carência de vitamina D nas populações. O resultado é o aumento de diversas doenças, que podem ser evitadas com exposição solar moderada.
O sarampo é uma das infeções virais mais contagiosas, transmitindo-se pessoa a pessoa através de gotículas ou aerossóis. Habitualmente a doença é benigna mas em, em alguns casos, pode ser grave ou mesmo fatal.
Comummente confundidas com doenças DST (doenças sexualmente transmissíveis), a maioria da vezes não passam de bolas de sebo. No entanto, nada como uma consulta com um urologista para dissipar quaisquer dúvidas.