Se os olhos explicam muito conheça algumas informações bastante interessantes que podem ser percebidas com um “simples” olhar, especialmente quando alguém está com as pupilas dilatadas. Veja já a seguir as 7 hipóteses que explicam esta reação:

1 – Pode estar muito pensativo

Se alguém faz uma pergunta difícil e você começa logo pensar na resposta, as suas pupilas ficam mais dilatadas, porque quanto mais o seu cérebro trabalha, mais dilatadas ficam as pupilas.

2 – Pode haver algum problema com o seu cérebro

Pupilas dilatadas nem sempre indicam que o seu cérebro está a fazer um esforço para pensar, e é justamente por isso que médicos têm o costume de usar aquela luz nos olhos dos pacientes. É dessa forma que conseguem examinar se o cérebro está a trabalhar bem. A regra é simples: as pupilas devem estar iguais, circulares e reagentes à luz.

3 – Pode estar muito atento a algo

Se alguém está realmente interessado no que está a dizer, é possível que as pupilas dessa pessoa se dilatem. Num estudo realizado em 1977, um grupo de voluntários ouviram três livros: um erótico, um envolvendo mutilação e um neutro. Eles ficaram com as pupilas dilatadas apenas quando ouviram as histórias eróticas e as violentas, o que explica esta reação.

4 – Pode estar sexualmente excitado

Todo o corpo responde ao excitamento sexual, inclusive as pupilas, que se dilatam tanto em homens quanto em mulheres.

5 – Pode estar chocado com alguma situação

Nesse caso, as pupilas tendem a dilatar-se logo no início do choque, como quando vê uma situação de violência. Mas logo de seguida é normal que se fechem, numa tentativa de evitar que continue a ver aquela cena.

6 – Pode estar a sentir alguma forma de dor

Se sente uma dor repentina, independente do motivo, as suas pupilas vão-se dilatar e essa dilatação varia de acordo com a intensidade da dor.

7 – Pode ser devido ao uso de drogas

Álcool e drogas derivadas do ópio contraem as pupilas. Já a anfetamina, a cocaína, o LSD e a mescalina deixam as pupilas bastante dilatadas.

Leia sobre:  10 hábitos que prejudicam a nossa saúde

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.