Com a chegada do Inverno e das primeiras gripes devemos adoptar comportamentos de modo a não adoecermos. Para atingir este objectivo devem ser seguidas algumas medidas de prevenção.

Alguns passos simples podem fazer uma grande diferença. Um desses passos é a lavagem frequente das mãos que evita possíveis contágios de gripe ou outras infecções. No entanto, o local onde se trabalha é também bastante importante.

Dicas para se manter saudável no trabalho
Aqui ficam cinco conselhos práticos para se manter saudável no local de trabalho e evitar faltas por doença:
- A maioria das pessoas gasta menos de cinco segundo a lavar as mãos, no entanto, para lavar as mãos correctamente devem gastar-se cerca de 20 segundos;
- Para locais de trabalho como ambientes de produção ou de manipulação de alimentos deve evitar-se utilizar anéis ou pulseiras, cabelo comprido solto, bem como tudo o resto que possa ajudar na propagação de doenças ou torne a boa e correcta higiene difícil de manter.
- O papel para limpar as superfícies de trabalho deve ser mantido sempre próximo.
- Lavar as mãos frequentemente utilizando sabonete ou gel com álcool e, não esquecer, de lavar as mãos quando se chega a casa para evitar contagiar a família com infecções ou bactérias.
-Secar as mãos cuidadosamente utilizando uma toalha de papel.

Estudo
Um estudo recente da Universidade de Westminster, em Londres, mostrou que as toalhas de papel são uma alternativa mais higiénica do que os secadores de ar quente. Tal justifica-se pelo facto das bactérias preferirem mãos húmidas ou molhadas. Este estudo comparativo foi conduzido por Keith Redway e Shameem Fawdar da School of Biosciences, University of Westminster, London, 2009.

“Ao manter uma boa higiene no local de trabalho, os empregadores podem impedir a propagação de gripes e outros vírus. Os botões do elevador e os puxadores das portas apresentam um maior risco de infecção. Também o puxador da porta do frigorífico, quase sempre esquecido, mostrou ser uma significativa fonte de contaminação. Existem também já boas alternativas ao velho pano para lavar a loiça, por exemplo panos descartáveis que podem ser trocados diariamente”, afirma Mª del Pilar Jiménez Gonzalo - Product & Market Manager Iberia- AFH Tissue Europe.

Se mesmo ao seguir todos estes passos, apanhar gripe deve ter-se em atenção ainda outros cuidados. Sempre que espirrar, fazê-lo para a zona interior do cotovelo, ao limpar o nariz a um lenço de papel, este deve deitar-se fora em seguida. É de evitar espirrar para as mãos, mas caso seja feito, estas devem lavar-se de imediato. Aos primeiros sintomas de gripe deve ficar-se em casa para não contagiar colegas de trabalho.

Fonte: Tork
Fotografia: Tork

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.