A identificação do fototipo da sua pele permite-lhe saber o tipo de riscos que corre sempre que se expõe ao sol.

Quanto menor o fototipo cutâneo, maiores devem ser os cuidados a ter com o sol, pois a pele é mais sensível ao dano provocado pela radiação ultra-violeta.

Essa maior ou menor sensibilidade varia consoante as quantidades de melanina, o pigmento que dá cor à pele.

Para efeitos de classificação, foram determinados 6 fototipos cutâneos:


FOTOTIPO 1


É o fototipo cutâneo das pessoas com pele muito clara. As pessoas com cabelo louro ou ruivo, com olhos azuis ou verdes ou com sardas têm geralmente este fototipo de pele. Este tipo cutâneo não bronzeia e queima muito facilmente, pelo que quem pertence a este fototipo nunca deve usar um protector solar com factor de protecção solar inferior a 50.


FOTOTIPO 2

É o fototipo cutâneo das pessoas com pele clara. As pessoas com cabelo louro ou castanho claro e as que ficam com sardas depois de apanhar um pouco de sol têm geralmente este fototipo de pele. Este tipo cutâneo raramente bronzeia e queima muito facilmente, pelo que quem pertence a este fototipo deve usar um protector solar com um nível de protecção entre o 30 e o 50.


FOTOTIPO 3


É o fototipo cutâneo das pessoas com pele clara a média. As pessoas com cabelo louro escuro ou castanho têm geralmente este fototipo de pele. Este tipo cutâneo bronzeia progressivamente mas, se não se proteger convenientemente, pode queimar, pelo que quem pertence a este fototipo nunca deve usar um protector solar com factor de protecção solar inferior a 20.


FOTOTIPO 4


É o fototipo cutâneo das pessoas com pele média. As pessoas com cabelo castanho têm geralmente este fototipo de pele. Este tipo cutâneo bronzeia e queima pouco. Ainda assim, quem pertence a este fototipo nunca deve usar um protector solar com factor de protecção solar inferior a 15.


FOTOTIPO 5


É o fototipo cutâneo das pessoas com pele média a escura. As pessoas com cabelo castanho ou preto têm geralmente este fototipo de pele. Este tipo cutâneo bronzeia muito e raramente queima. Ainda assim, quem pertence a este fototipo nunca deve usar um protector solar com factor de protecção solar inferior a 15.


FOTOTIPO 6


É o fototipo cutâneo das pessoas com pele escura ou muito escura. As pessoas com cabelo preto têm geralmente este fototipo de pele. Este tipo cutâneo raramente queima. Ainda assim, quem pertence a este fototipo deve usar um protector solar com um nível de protecção inferior a 15.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.