O microbioma da pele é uma camada protetora viva que existe na pele do ser humano. O microbioma é tão variado quanto as várias superfícies da pele e desempenha um papel fundamental no funcionamento saudável do maior órgão do corpo humano, protegendo-o de microrganismos patogénicos.

Esta camada exterior permite à pele manter um pH normal, produzindo nutrientes, enzimas e lípidos essenciais para o seu bom funcionamento e atuando como regulador ativo do sistema imunitário.

Há vários fatores que podem perturbar o microbioma da pele, alterando temporariamente a sua diversidade e equilíbrio: toma de antibióticos e antifúngicos, hábitos de higiene excessivos ou agressivos, estados de saúde, estilos de vida, hábitos alimentares, clima, stress e mudanças no microambiente da pele.

A destruição do microbioma compromete a integridade da pele e aumenta o risco de infeções por microrganismos patogénicos e doenças de pele como dermatite atópica, acne, rosácea e psoríase.

Cuidados essenciais

Para realizar uma higiene suave, deve optar-se sempre por produtos de higiene amigos do microbioma, formulados com produtos de limpeza 100% suaves, livres de sulfatos e que respeitam o pH e flora natural da pele.

Atualmente existem produtos acessíveis no mercado, em supermercados e farmácias, que cumprem estes requisitos, encontrando-se alguns já identificados com o selo de proteção do microbioma.

Produtos com prebióticos e probióticos podem ajudar a fortalecer o microbioma da pele da cara, por exemplo, uma vez que potenciam a manutenção de um pH favorável ao equilíbrio lipídico da mesma.

Os efeitos da destruição do microbioma podem não ser notórios, uma vez que os microrganismos que o compõem não são visíveis a olho nu.

O SAPO Lifestyle esteve em Milão no XXIV Congresso Mundial de Dermatologia a convite da Johnson & Johnson.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.