Uma otite é uma infecção no canal auditivo que tanto pode afectar o ouvido externo como o médio.
De acordo com a Associação Americana de Pediatria, cerca de 90% das crianças têm uma otite antes da idade escolar, sobretudo entre os seis meses e os quatro anos.
O tratamento da otite varia com a sua localização, mas se não for rigorosamente seguido, existe o risco de surdez.
O que é
Trata-se de uma inflamação do ouvido que, dependendo da sua localização anatómica, pode classifiar-se como otite externa (conhecida como mal do nadador) ou otite média.
Causas
A otite externa deve-se a uma infecção causada por bactérias ou fungos, que aparece quando existe demasiada humidade no ouvido ou quando as paredes do canal auditivo se lesionam devido a um eczema ou a uma limpeza demasiado enérgica.
A otite média pode ser causada por uma infecção na garganta, nos adenóides, por infecção do ouvido ou por uma obstrução alérgica da trompa de Eustáquio.
Sintomas
A otite externa provoca dores de ouvidos e comichão. A otite média provoca dores e, por causa do líquido que se acumula no ouvido, também pode haver presença de secreção purulenta e problemas auditivos.
Como prevenir
Evitar a otite média: Para prevenir o seu aparecimento recomenda-se não fumar em casa, arejar o ambiente e regular o grau de humidade, especialmente se for alérgico. Também é importante tratar correctamente qualquer infecção dos ouvidos.
Evitar a otite externa: O mais eficaz é secar os ouvidos com cuidado depois de tomar banho. E manter uma correcta higiene do canal auditivo, substituindo os cotonetes por uma solução salina à venda em farmácias.
Prevenir a surdez: É importante seguir as indicações do médico porque, de outro modo, a otite média pode derivar em surdez crónica.
Como tratar
Dependendo do tipo de otite, utilizam-se antibióticos, anti-inflamatórios, anti-histamínicos ou recorre-se à cirurgia.
Comentários