«E se alguma coisa corre mal?» Eis a pergunta que traduz o medo naturalmente sentido por todos aqueles que se submetem a uma cirurgia.
Porque sabemos que a ansiedade pode ser contraproducente, fomos à procura de informação que o pode ajudar. O resultado é um guia de cuidados que não deve deixar escapar antes de se submeter a qualquer intervenção cirúrgica.
Para um controlo máximo do que lhe irá acontecer antes, durante e depois da operação, não se esqueça:
1. Esteja atento «à escolha do cirurgião e da equipa que o acompanha. Informe-se sobre quem o vai operar e se é uma pessoa criteriosa e séria a trabalhar. Faça por conhecê-la», diz Joaquim Seixas Martins, cirurgião plástico.
2. Pergunte ao cirurgião se precisa de fazer alguma alteração no seu estilo de vida na semana anterior à intervenção (deixar de fumar, por exemplo). Informe-se também sobre o momento em que deve iniciar o jejum na noite anterior à cirurgia.
3. Para além dos riscos inerentes a qualquer cirurgia (anestesia, possíveis infecções e hemorragias), informe-se sobre aqueles que são específicos do procedimento a que se vai submeter.
4. Se toma medicação regularmente, pergunte ao cirurgião se pode continuar a fazê-lo antes e após a operação.
5. Pergunte qual o tipo de anestesia que lhe vai ser administrada e, em caso de ter antecedentes familiares com problemas ou má reacção a anestesias, informe o médico.
6. Saiba como vai ser o seu pós-operatório. Quanto tempo demora a recuperação? É necessário internamento? De quantos dias? Quando pode voltar à vida normal e ao trabalho?
7. Para diminuir os riscos de infecção, pergunte ao médico se é necessário tomar algum tipo de medicamentos antes e depois da cirurgia, e durante quanto tempo o deve fazer.
8. «Informe-se sobre a clínica ou o hospital onde vai ser tratado, para conhecer as garantias de segurança, caso surja algum problema», adverte Joaquim Seixas Martins.
9. «Assegure-se que o cirurgião está disponível para resolver problemas de pós-operatório que possam eventualmente surgir», aconselha o cirurgião plástico.
Texto: Mariana Correia de Barros com Joaquim Seixas Martins (cirurgião plástico) e dados do site www.webmd.com
Comentários