O excesso de peso e a obesidade constituem um dos problemas mais sérios a nível mundial. Segundo a Organização Mundial de Saúde, mais de mil milhões de adultos apresentam excesso de peso.

A obesidade contribui para o aparecimento, desenvolvimento e agravamento de outras doenças, podendo mesmo levar à morte.
Deve-se a diversos fatores, nomeadamente hereditariedade, vida sedentária, alimentação desequilibrada, menopausa, entre outros.

Numa grande percentagem de indivíduos, o excesso de peso está associado a abusos alimentares e a uma redução do gasto energético diário. Por vezes, as pessoas ingerem medicamentos para reduzir o apetite mas, sem obterem grandes resultados. Isso, deve-se ao facto de, por vezes, a causa dos excessos alimentares não se dever a aumento de apetite mas sim, funcionar como uma compensação.

Uma compensação por algo que nos falta, nomeadamente, carência afetiva e falta de autoestima. Olhamo-nos ao espelho e não gostarmos do que vemos, ficamos tristes e vamos comer um docinho para compensar... Se a vida não corre bem, lá vamos nós comer qualquer coisa para confortar. Com a ansiedade vem o comer compulsivamente e por aí adiante. Finalmente, a autopunição por ter comido. E entra-se, assim, num ciclo vicioso.

Nestes casos, é fundamental começar pelo equilíbrio mental, reduzindo os níveis de stress, de ansiedade, de angústia e depressão. O paciente estando emocionalmente equilibrado terá mais facilidade em controlar o que come, uma vez que já não necessita de comer por compensação. Um dos objetivos da acupunctura é esse mesmo equilíbrio. Melhora a autoestima e contribui para uma maior motivação em fazer e cumprir a dieta, ajuda a regularizar o metabolismo e a drenar líquidos, permitindo, assim, atingir os objetivos pretendidos.

A medicina chinesa trata o paciente com excesso de peso como um todo. Um conjunto de sintomas que deve ser verificado caso a caso, de forma personalizada. O objetivo é não só o emagrecimento do paciente, mas, também, o seu equilíbrio geral e, por conseguinte, uma melhoria generalizada na sua saúde.

Texto: Margarida Silva (acupuntora)

A responsabilidade desta informação é de

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.