Quando pensamos em Autismo, pensamos geralmente nas dificuldades, nos obstáculos e nos problemas das pessoas com este Síndrome.
O Dia Internacional da Consciencialização do Autismo, celebrado a 2 de abril, é também dia de relembrar que há sempre dois lados da moeda, e por isso hoje quero vos falar o melhor lado da pessoa com Autismo, o lado que as torna pessoas incríveis.
Os meus amigos e a minha família sabem que as pessoas com autismo têm recheado a minha vida desde que comecei a trabalhar. Tenho aprendido muito, tenho-me rido muito, tem sido uma aventura. Sou, sem dúvida, uma pessoa melhor porque conheço e trabalho com crianças e jovens autistas todos os dias.
Fui-me apercebendo, ao longo dos anos, de algumas características espetaculares e que os fazem seres admiráveis.
São normalmente muito persistentes, não desistem de alcançar aquilo que querem; são super organizados e metódicos, o que pode ser muito útil em alguns trabalhos e tarefas; são sinceros, honestos e verdadeiros, sem filtro, sabemos que nos contam sempre a verdade e que nos dizem sempre o que pensam. São de gostos simples e têm uma memória incrível, lembram-se de tudo, especialmente datas e acontecimentos. As rotinas são de extrema importância, o que faz com que sejam pessoas responsáveis e cumpridoras.
Concordarão comigo que são características que muitos quereriam possuir, ou que os outros à nossa voltam tivessem. É assim neste dia de consciencialização, que apelo a este outro lado, o das características positivas, o das qualidades que todos admiramos e que nos esquecemos tantas vezes de olhar.
Texto da autoria de: Margarida Paulino, Psicóloga da Fundação AFID Diferença
Comentários