«A queda de cabelo é inevitável», «os cremes são perfeitamente dispensáveis». Afaste da sua mente essas afirmações sem fundamento. O homem do século XXI não pode continuar refém de um rol de mitos que atentam contra a sua imagem.
De seguida, encontra algumas ideias que sempre acreditou estarem correctas mas que, na prática, só afectam a sua qualidade de vida.
O mito: Suar até à exaustão no ginásio, levantando cargas pesadíssimas é um hábito masculino saudável.
A verdade: Os estudos mais recentes demonstram que o excesso de exercício aumenta a produção de radicais livres, o que acelera o envelhecimento. O exercício deve ser praticado com prudência e ser supervisionado por um profissional.
O ginásio comporta também alguns riscos que vão desde lesões por sobrecarga muscular até à vigorexia (transtorno obssessivo-compulsivo pela prática exagerada de exercício físico). Não é recomendável ir mais de quatro vezes por semana nem fazer treinos de mais de duas horas.
Conselho
Contrate um personal trainer. Apesar de implicar um gasto extra, traz uma série de vantagens: os resultados são visíveis a curto prazo, assegura um progresso regular e evita lesões bem como o sentimento de frustração por seguir uma árdua rotina de exercícios sem ver resultados. Experimente o serviço de personal trainer do Holmes Place, com clubes em vários pontos do País.
Telefone: 213 716 610
Internet: www.holmesplace.pt
O mito: Para se cuidar, o homem só precisa de lavar a cara com água e sabonete e usar after-shave.
A verdade: Levar a sério um enunciado deste tipo implica não querer reconhecer os avanços em biotecnologia e química. O nível de investigação e desenvolvimento que há por trás do lançamento de novos produtos cosméticos é comparável ao das grandes farmacêuticas.
É certo que não existem produtos milagrosos nem poções mágicas, mas as investigações científicas levadas a cabo pelas marcas de cosmética geram descobertas surpreendentes que permitem responder cada vez melhor às necessidades da pele.
A cosmética masculina em Portugal está em franco crescimento:
- 94% dos homens usa produtos de cuidado pessoal para se sentirem bem.
- 65% dos homens escolhe os seus próprios produtos.
- Apenas 6% considera que os produtos de cosmética são reservados às mulheres.
Fonte: Estudo levado a cabo pela marca Vichy.
O mito: O creme de rosto deve ser aplicado com uma massagem enérgica para activar a ciculação na zona.
A verdade: Ainda acredita que tem de ser como aquele sujeito duro que vê nas campanhas publicitárias a aplicar os produtos à base de sonoras palmadas, como se assim passasse a mensagem: «ok, uso cremes, mas sou muito macho»? Esqueça esta imagem.
A pele do rosto é a mais delicada de todo o corpo, mesmo nos homens, e como tal não convém abusar na «energia» com que a trata.
Conselho
Os produtos de rosto devem ser aplicados sempre com movimentos suaves e ascendentes. Em zonas como o contorno dos olhos, pode realizar ligeiras pressões com as pontas dos dedos (como se estivesse a tocar piano) para activar a microcirculação. Esta forma de aplicação permite uma melhor e mais rápida absorção das fórmulas cosméticas, ao mesmo tempo que tonifica a pele e os músculos do rosto.
O mito: Quando o cabelo começa a cair não há quem o pare. De nada serve perder tempo e dinheiro a tentar evitar o inevitável .
A verdade: Se está a perder cabelo, o mais importante é consultar um especialista para avaliar se se trata de alopecia androgenética (irreversível) ou apenas um processo pontual de queda motivado pelo stress, por exemplo.
Cada caso requer um tratamento distinto, mas imediato, e alguns conseguem resultados surpreendentes, como a mesoterapia, que retarda a queda, ou os transplantes, com efeitos cada vez mais naturais.
Conselho
Tome um suplemento antiqueda. Os laboratoires Innéov (parceria entre investigadores da Nestlé e da L’Oréal) criaram o primeiro concentrado nutricional antiqueda (Innéov Antiqueda Homme) que ajuda a lutar contra as quatro causas biológicas identificadas da queda do cabelo masculina. Após oito semanas de utilização, a queda é significativamente travada, o cabelo fica mais forte, mais espesso e brilhante.
O mito: A esfoliação diária permite que os activos dos produtos aplicados penetrem melhor na pele.
A verdade: O objectivo da esfoliação é remover as células mortas, o excesso de gordura e a sujidade acumuladas na epiderme (camada superficial da pele).
Em si mesmo é um processo benéfico para a pele, mas não deve ser feito diariamente porque acção das suas micropartículas sobre o rosto reduz temporariamente a capacidade defensiva da camada córnea face às agressões.
Conselho
É razoável realizar uma esfoliação facial a cada 15 dias, mas depende do seu tipo de pele. As peles com mais tendência para acumular gordura, por exemplo, podem necessitar de uma limpeza semanal ou a cada 10 dias. O importante é escolher o produto adequado e utilizá-lo com regularidade. Experimente o Face Scrub da linha Action Anthony for Men, à venda nas perfumarias Perfumes & Companhia e Barreiros Faria. E depois não se esqueça de aplicar um hidratante.
O mito: Dormir depois das refeições diminui o rendimento laboral e deixa uma sensação de torpeza no corpo.
A verdade: Depende do tipo de sesta. As de ir à cama com três horas de duração não são recomendáveis, mas sim aquelas que duram 15 ou 20 minutos e não requerem deitar-se. É preferível esperar meia hora após a refeição para fazer a sesta e evitar posturas que dificultem a digestão. Está cientificamente comprovado o efeito relaxante e energético deste tipo de sestas.
Conselho
Os espanhóis e os mexicanos não são os únicos adeptos da sesta. No Oriente é uma prática milenar. Muitos centros de massagem contam com «sestómedros» onde os clientes podem repousar após os tratamentos.
Em Espanha, até já existem locais denominados nap lounges com salas preparadas para descansar após um almoço de trabalho. Siga esta tendência e permita-se relaxar durante 15 minutos, depois de comer.
Texto: Fernanda Soares
Comentários