Passamos aproximadamente um terço da nossa vida a dormir. Dormir bem é essencial para melhorar a nossa qualidade de vida. O momento do sono é reparador e se tomarmos alguns cuidados com a postura, poderá fazer uma grande diferença para a saúde do nosso corpo como um todo.

Dormir alinhado e na postura mais adequada, poderá interferir positivamente na qualidade do nosso sono. A postura correcta ao dormir, com o auxílio da almofada correcta, favorece a anatomia fisiológica da coluna vertebral e esta anatomia irá contribuir com o alinhamento do corpo.

As almofadas

As almofadas não são apenas sinónimo de conforto, uma escolha desadequada pode traduzir-se numa noite mal dormida. As dores nas costas causadas por uma má postura durante o sono podem trazer consequências dramáticas no dia seguinte.

De acordo com o coordenador nacional da Campanha “Olhe pelas Suas Costas”, o médico Paulo Pereira, “a escolha de uma almofada deve ir além da avaliação do seu padrão e textura. Podemos ficar com uma noção da altura ideal para uma almofada em função da posição preferencial durante o sono.

A ideia base é manter o alinhamento entre a cabeça, o pescoço e o tronco durante o sono. Optar por uma almofada mais alta e firme é uma escolha apropriada para quem dorme habitualmente de lado.

Para quem dorme de barriga para cima, a escolha mais apropriada será uma almofada de dureza média que se ajuste à curvatura do pescoço e ao mesmo tempo permita um bom apoio da cabeça.

Dormir de barriga para baixo é uma posição pouco aconselhável, principalmente para quem tem dores de pescoço, mas neste caso uma almofada baixa e flexível pode ser a melhor solução.”.

As dores nas costas são a segunda causa, em números globais, das visitas ao médico, em Portugal. Um estudo recente indica que sete em cada 10 pessoas sofrem de dores nas costas, ou seja, 72,4 por cento da população portuguesa.

No entanto, quase metade dos portugueses admite que nunca ouviu falar de doenças relacionadas com dores nas costas.

Podemos concluir então que dormir na postura correta acarreta benefícios para todo o organismo a curto, a médio e mesmo a longo prazo.

Agradecimentos: www.olhepelassuascostas.com
Fotografia: © luxora1 - Fotolia.com

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.