Quem pratica desporto, seja individual ou coletivo, indoor (crossfit, futsal, vólei ou basquetebol) ou outdoor (futebol, rugby ou mesmo esqui), já ouviu certamente a expressão “aquele lesionou os cruzados” ou “se foram os cruzados é mau”. Mas o que é isto ao certo? O que são “os cruzados”? Só existem eles ou existem outras estruturas que podem provocar dor no joelho (pensando apenas em estruturas no próprio joelho)?
O joelho é constituído por quatro ossos: tíbia, perónio, fémur e rótula. Como podem verificar na imagem abaixo (imagem 1.), tem quatro ligamentos principais: ligamento cruzado anterior (LCA), ligamento cruzado posterior (LCP), ligamento lateral interno (LLI) e ligamento lateral externo (LLE). Há a considerar ainda os ligamentos que ajudam na estabilidade da rótula (as asas, ou retináculos da rótula).
Quanto aos tendões temos o quadricipital (acima da rótula), o rotuliano (abaixo da rótula) e a pata de ganso (região antero-interna do joelho). A acrescentar aqui ainda a banda iliotibial (região externa do joelho), que não sendo um tendão pode integrar-se nesta descrição.
As lesões do LCA surgem comummente por movimentos de torção ou rotação do joelho sobre o pé em posição fixa no chão (Norris, 2004; Voight, Hoogenboom & Prentice, 2007) e, mais frequentemente do que se desejaria, em simultâneo com lesões do menisco interno e do LLI (na literatura designada tríade maldita ou tríade infeliz).
Sendo o acima descrito um dos piores cenários para o atleta, existem ainda as lesões isoladas: do LLI, do LLE, do menisco interno, do menisco externo e do LCP (estas últimas menos comuns).
Num recente estudo de Kim S. e seus colegas, publicado em 2012, é referido que as lesões mais comuns dos snowboarders são no punho (27,6%), LCA (1,7%), havendo ainda relatos de lesões nos ombros e tornozelos. Quanto ao esquiadores as lesões mais comuns são no LCA (17,2%), no punho (2,8%), e ainda no LLI e LLE do joelho.
É atleta, faz desporto com amigos, fã de esqui ou snowboard e já teve o azar de sofrer alguma lesão, ou simplesmente quer prevenir a sua ocorrência? Comece desde já a trabalhar na prevenção de possiveis lesões. Faça uma avaliação funcional para identificar alterações posturais com o seu fisioterapeuta, consulte os profissionais do seu clube Holmes Place.
Sara Costa
Fisioterapeuta Holmes Place Quinta da Fonte
Comentários