Tecnicamente conhecida como dispepsia, a indigestão é um
mal-estar abdominal, que provoca sensação de peso e dor na parte superior do abdómen. Apesar da indigestão poder resultar de uma série de factores como uma doença ou uma úlcera no tracto digestivo, é mais frequentemente desencadeada após a ingestão de determinados alimentos (demasiado condimentados, ricos em fibra ou muito gordos) ou depois de ingerir vinho, muito café ou bebidas gaseificadas.

Também pode ser pelo hábito de comer demasiado depressa ou em quantidades demasiado excessivas.

Sintomas

Arrotos e ruídos intestinais, sensação de peso, gases, sensação de enfartamento, distensão abdominal e náuseas.

Tratamento

Evitar os alimentos que a provocam, comer devagar, mastigar bem os alimentos, fazer exercício antes de comer e nunca depois, limitar a ingestão de café.

Compreender e tratar de forma natural

Às vezes, a indigestão pode ser um sintoma de uma doença mais grave. Se for acompanhada de vómitos com sangue, perda de peso ou de apetite, fezes negras, dificuldades respiratórias ou sudação excessiva, deve acorrer ao médico imediatamente.

Tratamento natural

A natureza brinda-nos com métodos eficazes para tratar a indigestão comum. As sementes de anis e a camomila sempre foram utilizadas para a aliviar. Beber água morna com limão três vezes ao dia também é uma ajuda.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.