Pela sua saúde, mexa-se! De todos os hábitos característicos de um estilo de vida saudável, a prática de exercício físico, que muitas mulheres ainda descuram, é o mais importante para reduzir o risco de recidiva do cancro da mama e aumentar as hipóteses de sobrevivência, concluíram os autores de uma revisão de 67 artigos científicos publicada no Canadian Medical Association Journal.

Os investigadores recomendam a prática de 30 minutos de exercício físico moderado, cinco dias por semana. Em alternativa, recomendam 75 minutos de exercício físico vigoroso por semana e duas a três sessões de treino de força para os grandes grupos musculares (braços, pernas, peito, costas e abdominais). Cerca de um quarto das mulheres diagnosticadas numa fase inicial do cancro irão eventualmente morrer devido ao aparecimento de metástases.

Além da prática de exercício físico, foram analisados outros fatores, tais como o peso, a dieta, os hábitos tabágicos e de consumo de bebidas alcoólicas. Independentemente de praticar ou não atividade física com regularidade, é fundamental fazer o autoexame do peito em casa. Para saber como deve proceder, passo a passo, clique aqui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.